Blog

Conheça os benefícios da batata-doce e algumas dicas de refeições deliciosas!
Muito além do pré-treino, veja como aproveitar todo potencial desse alimento.
01 Agosto 2022

Famosa no mundo da atividade física, adocicada e versátil: a batata-doce se popularizou entre os adeptos da academia devido ao seu valor nutricional, e tem sido cada vez mais usada na gastronomia por sua variedade de cores e sabores.

Diferenças entre as batatas

Tipos de de batata-doce

Você sabia que a batata-doce é um alimento tipicamente latino-americano? Excelente fonte de energia, de carboidratos e de micronutrientes variados, o tubérculo ganhou o mundo! Mas a composição nutricional varia de acordo com a coloração.

A branca é a mais conhecida entre os brasileiros. Ela é menos úmida que as demais, por isso, mais fácil de conservar. A alaranjada, com sabor mais suave, tem mais betacarotenos, enquanto a roxa é ainda mais rica em antioxidantes e tem a textura ideal para fazer um purê.

Benefícios da batata-doce

A batata-doce é considerada uma fonte de carboidrato bastante saudável, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais. A presença de tantas vitaminas fortalece o sistema imunológico, enquanto os sais minerais ajudam a controlar a pressão arterial.

Além do seu baixo teor de gordura, possui betacaroteno e antocianinas, substâncias que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde da visão. Por ser rica em fibras, também é indicada para regular a saúde intestinal.

A fama entre os atletas não existe à toa, a batata-doce realmente ajuda no ganho de massa muscular. Fornece energia, nivela a glicose e contribui para um melhor desempenho em atividades físicas. Por não ter um índice glicêmico elevado, seu consumo moderado também é positivo para quem tem diabetes.

Como preparar

A batata-doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada. Pode ser incluída no café da manhã e nos lanches substituindo o pão, e nas refeições principais, acompanhada por vegetais frescos e alimentos fontes de proteínas, como frango, peru, ovo ou peixe.

Além do método de cozimento em água quente, a batata-doce pode ser grelhada, amassada como purê ou assada.

Chips assado de batata-doce e alecrim

Uma das maneiras mais fáceis de fazer a batata-doce, é em forma de chips. Além de ser saudável e nada industrializado, é rápido e super gostoso.

Doce de batata doce

Para quem quer um docinho, não pode perder esta versão com batata-doce que além de saborosa, é rápida para preparar.

Pãozinho fit de batata-doce

Quer fazer um pãozinho mais saudável para comer de manhã? Em uma dessas receitas pode se substituir a farinha de trigo pela batata-doce e o polvilho azedo, deixando o preparo mais fit.

Pãozinho de batata-doce

E se você apenas quer fazer um pãozinho diferente, o preparo deste é ideal para você. Com batata-doce, polvilho (azedo e doce) e chia.

Bolinho de batata-doce com frango

Para quem gosta de um bolinho recheado clássico, esta versão é saborosa, fácil e supersaudável, com batata-doce e aveia.

Coxinha de batata doce

Coxinha com massa de batata ou mandioca? Está é com batata-doce! Além de ter um sabor incrível, é fácil de fazer. 

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: unimed