Blog

Nutrição de um Campeão: A Dieta de Eliud Kipchoge, o Astro das Maratonas
A suplementação se faz necessária para fornecer ao atleta nutrientes que nem sempre podem ser adquiridos somente através da alimentação.
23 Agosto 2023

Deseja ouvir essa matéria? Clique aqui!

Com dois ouros olímpicos e o recorde mundial, Eliud Kipchoge, o fenômeno queniano das maratonas, tem uma rotina de treinamento exigente que demanda um consumo energético significativo. Seu segredo? Um cardápio bem simples, repleto de alimentos naturais, que o mantém energizado por horas a fio. Vamos descobrir mais sobre sua dieta campeã?

A Rotina Corrida de Kipchoge

A vida de Kipchoge é uma verdadeira maratona. Correndo incríveis 220km por semana, entre treinos e competições, ele precisa de uma dieta rica em proteínas e carboidratos para suportar as demandas de sua rotina. Surpreendentemente, o bicampeão olímpico da maratona opta por uma alimentação bastante simplista, consumindo apenas em momentos específicos do dia.

A Simplicidade em Pratos Típicos

Seu prato preferido é o ugali, um alimento típico queniano similar à polenta, feito com farinha de milho branca. Sua dieta se completa com alimentos básicos como feijão, frutas e legumes de origem local. E, para os amantes de doce, Kipchoge tem uma indulgência: ele adora adicionar bastante açúcar em seu chá no café da manhã!

O Que Compreende a Dieta de Kipchoge?

Depois de longas corridas ou sessões intensas de treino, Kipchoge reabastece suas energias com um café da manhã composto por chá branco e pão, um hábito comum no Quênia. Em dias mais intensos, ele adiciona frutas, principalmente banana, e ovos para recuperar a energia perdida e reparar tecidos danificados.

Refeições Pré e Pós Corrida

Em dias de corrida, Kipchoge opta por um café da manhã ainda mais leve: cereais com leite ou apenas aveia. Já para o almoço e jantar, sua escolha é geralmente o ugali acompanhado de carne magra e managu - um vegetal semelhante ao espinafre, repleto de vitaminas e fibras. Nos dias em que o ugali não está disponível, ele aposta em arroz e feijão vermelho, outra grande fonte de proteína.

A Importância dos Carboidratos para os Maratonistas

Armand Bettonviel, nutricionista de Kipchoge, enfatiza a importância da alta ingestão de carboidratos para os maratonistas. Segundo ele, quanto mais carboidratos o corpo armazena, maior é a probabilidade de um desempenho de longa duração.

Suplementação: O Segredo dos Atletas

Apesar de a alimentação de Kipchoge ser bem estruturada, ela é somente uma parte da equação. A suplementação se faz necessária para fornecer ao atleta nutrientes que nem sempre podem ser adquiridos somente através da alimentação.

Atletas de alto rendimento, como corredores, precisam de uma quantidade maior de nutrientes para suportar seu metabolismo acelerado, recuperar os tecidos musculares danificados durante o treino, e manter a saúde geral do organismo. A suplementação permite que eles atendam a essas necessidades sem ter que consumir grandes volumes de alimentos, o que poderia causar desconforto gastrointestinal e dificultar a performance.

Além disso, alguns suplementos podem melhorar a resistência e a performance durante a corrida, ao mesmo tempo que ajudam na recuperação pós-treino.

Lembrando sempre: cada atleta é único e tem necessidades específicas. Portanto, é crucial procurar a orientação de um nutricionista esportivo para determinar o plano de alimentação e suplementação mais adequado.

Quais suplementos Atletas de alto rendimento precisam tomar?

Atletas de alto rendimento geralmente usam uma variedade de suplementos para suportar seus treinos intensivos, melhorar a performance e acelerar a recuperação. No entanto, é crucial ressaltar que cada atleta é único e que a suplementação deve sempre ser personalizada e acompanhada por um profissional de saúde qualificado. Além disso, todos os suplementos devem ser usados em conformidade com as regras antidoping estabelecidas por órgãos reguladores esportivos.

Dito isso, aqui estão alguns suplementos comuns que atletas de alto rendimento podem considerar:

Proteínas: A suplementação com proteínas é muito comum entre os atletas, pois ajuda na reparação e no crescimento do tecido muscular. O Whey Protein, a proteína do soro do leite, é especialmente popular devido à sua alta qualidade e rápida absorção. Clique aqui para saber mais!

Creatina: Este é um dos suplementos mais estudados e eficazes para melhorar a força e a massa muscular. A creatina ajuda a fornecer energia rapidamente para as células musculares durante exercícios de alta intensidade. Clique aqui para conhecer nosso produto!

Beta-Alanina: Este aminoácido é conhecido por aumentar a concentração de carnosina no músculo, o que pode ajudar a reduzir a fadiga durante o exercício de alta intensidade. Clique aqui para saber mais sobre nosso produto que possui esse componente!

BCAAs: Os aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) são importantes para a reparação muscular e podem ajudar a reduzir a dor muscular após o treino. Venha saber mais clicando aqui!

Cafeína: Um estimulante bem conhecido, a cafeína pode melhorar o desempenho em vários tipos de exercícios, incluindo a resistência de longa duração e os de alta intensidade. Clique aqui para garantir a sua!

Óleo de peixe: Rico em ômega-3, o óleo de peixe é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar na recuperação muscular. Clique aqui para conhecer!

Glutamina: Este aminoácido pode ajudar na recuperação muscular e no sistema imunológico, que pode ser afetado por treinamentos intensos. Gostaria de saber mais? Clique aqui!

Multivitamínicos e Minerais: Um multivitamínico pode ajudar a garantir que os atletas obtenham todos os micronutrientes de que precisam para uma ótima saúde e performance. Venha saber mais clicando aqui!

Lembre-se: a suplementação deve ser individualizada e baseada nas necessidades específicas de cada atleta. Sempre consulte um profissional de saúde ou um nutricionista esportivo antes de começar um novo suplemento.

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!