Blog

O que comer no café da manhã pré-treino? Confira nossas dicas
O café da manhã pré-treino é uma das refeições mais importantes para quem pratica atividades físicas, pois fornece nutrientes para encarar o treino com energia.
19 Janeiro 2022

É fundamental tanto para perder peso, quanto para ganhar massa magra. Aos que preferem treinar em jejum, o acompanhamento nutricional é fundamental para que a melhor estratégia seja traçada.

Nesse contexto, quem pratica exercícios pela manhã deve se cuidar para ter uma alimentação balanceada e nutritiva, e assim começar bem o dia. Além de contribuir para o melhor rendimento no treino e alcançar os resultados esperados com facilidade.

Para melhorar a performance e promover a saúde, é essencial escolher os alimentos certos para compor a sua primeira refeição. Foi pensando nisso, que trouxemos neste post dicas sobre o que comer no café da manhã pré-treino!

A importância do café da manhã pré-treino

A alimentação saudável é fundamental para qualquer organismo, no entanto, o café da manhã é considerado a refeição mais importante e indispensável para a saúde. Para quem pratica atividades físicas, a refeição matinal é ainda mais relevante.

Quando acordamos, o organismo necessita de nutrientes para utilizar nas atividades do dia, pois, durante a noite continua trabalhando para manter as funções vitais, como circulação, respiração, entre outras.

Por isso, um café da manhã pré-treino de qualidade é capaz de suprir as necessidades do organismo e proporcionar inúmeros benefícios. Além de ter força e energia para o treino, independentemente da modalidade esportiva, você vai ter resultados mais rápidos.

O conceito cardio em jejum

O cardio em jejum é a prática de atividades aeróbicas antes de se alimentar, geralmente pela manhã. Teoricamente, com o estômago vazio e baixos índices de glicose no organismo, pode favorecer a queima de gordura.

É uma prática adotada por algumas pessoas, pois a gordura é eliminada e se transforma em energia para o corpo. Porém, é um processo lento, onde existe a possibilidade de sentir mais cansaço e fadiga durante o treino.

Essa prática divide opiniões de especialistas, pois, apesar dos resultados rápidos, pode não ser saudável para o corpo e o organismo, considerando os nutrientes dos alimentos recomendados para o café da manhã pré-treino.

A relevância dos cuidados com alimentação pré-treino

O conceito de alimentação saudável não se limita ao quantitativo, mas em diversidade e qualidade de nutrientes. Antes do treino, o organismo precisa ter uma boa reserva nutricional para evitar desgastes que comprometam o desempenho nas atividades físicas.

A alimentação tem um papel primordial para os treinos, por isso, é imprescindível alimentar-se bem e na quantidade correta. Veja instruções para ter exercícios saudáveis:

• beba líquido antes do treino para ativar os órgãos;
• exercite-se com intensidade, mas dentro dos seus limites;
• se alimente moderadamente e escolha alimentos que contenham carboidratos e proteínas.

Dicas de alimentos para o café da manhã pré-treino

O café da manhã pré-treino deve ser composto por alimentos nutritivos e naturais, de forma que mantenha o corpo leve e energizado. Sendo assim, você pode fazer desde atividades mais leves às intensas, sem sentir a sensação de cansaço.

Para ter bom rendimento no treino e energia suficiente para alcançar os resultados esperados, veja os principais alimentos que não podem faltar no seu cardápio matinal!

Sucos integrais

Os sucos integrais de uva ou laranja são ricos em nutrientes e fornecem energia imediata para os treinos. Contem boa quantidade de carboidratos, que são nossa principal fonte de energia.

É aconselhável tomar um copo de suco integral de uva ou laranja antes dos treinos, pois os nutrientes de fonte líquida podem ser absorvidos com maior facilidade e rapidez pelo metabolismo.

Banana

A banana é fonte de carboidratos e potássio e beneficia o organismo em diversas formas. Além de prevenir contra as câimbras, aumenta os níveis de açúcar e fornece mais energia para as atividades físicas.

O ideal é consumir uma hora antes dos treinos diariamente para ter resultados mais satisfatórios. É um alimento fácil, barato e que pode compor diversas receitas para ter um café da manhã saboroso e nutritivo.

Iogurte e frutas secas

O iogurte é uma ótima fonte de proteínas, ideais para fornecer energia para o treino, já as frutas secas, além de oferecer energia, contém nutrientes importantes que favorecem um melhor sustento e bem-estar.

Também é indicado comer iogurte e frutas secas pelo menos uma hora antes de iniciar as atividades físicas. Dessa forma, o corpo tem tempo suficiente para absorver as vitaminas e dar melhor resposta aos estímulos.

Iogurte e granola

Se você tem uma rotina acelerada e precisa de refeições rápidas e práticas antes de cada treino, o iogurte com granola é uma excelente alternativa. É uma fonte de proteínas e carboidratos, auxiliando todo o sistema digestivo.

Portanto, basta misturar de duas a três colheres de granola no iogurte, especialmente o grego, e comer de 30 minutos a 1 hora antes do treino. Uma refeição nutritiva e que fornece energia para encarar os exercícios.

Tapioca

A tapioca é um ingrediente natural que combina com muitas receitas, podendo substituir o pão no café da manhã. É ideal para uma refeição que fornece energia para os treinos.

Além disso, proporciona benefícios importantes para a saúde, fortalecendo os ossos, fornecendo energia rápida para o exercício e controlando a pressão arterial. Você pode preparar a tapioca com homus (pasta de grão de bico) e garantir carboidratos e proteína de qualidade para o café da manhã pré-treino.

Shakes de frutas

Os shakes de frutas são outro exemplo de alimento fácil de preparar e que fornece energia para o treino, além de ser natural e saudável Você pode utilizar leites vegetais, frutas, sementes e canela.

Você pode fazer o shake com as frutas que mais gosta de tomar no café da manhã no pré-treino, 1 hora antes de começar. É possível fazer sabores diferentes para cada dia, para ter um cardápio variado e nutritivo.

As possibilidades para o café da manhã pré-treino são muitas, favorecendo cardápios saborosos e saudáveis. Basta selecionar os alimentos que você mais gosta e garantir uma alimentação balanceada para ter bom rendimento no seu treino.

Alimentos que devem ser evitados no café da manhã pré-treino

Devido às características nutricionais, muitos alimentos não são indicados para o café da manhã pré-treino. É aconselhável evitá-los, pois podem comprometer o desempenho na atividade física e os resultados. .

Veja os principais alimentos que devem ser evitados antes de treinar!

Carne vermelha

A carne vermelha é uma fonte de proteínas, entretanto, tem a absorção mais lenta o que causa incômodos durante a digestão. Além disso, muitos cortes têm gorduras e atrapalham ainda mais ter os resultados esperados. Portanto, comer carne vermelha antes de treinar não é uma boa ideia.

Oleaginosas

Por ter pouco carboidrato na composição, as oleaginosas, grupo composto por amêndoas, castanhas e nozes, não são indicadas para o café da manhã pré-treino. Mesmo sendo alimentos saborosos e fáceis de comer.

Frituras

As frituras, sejam de carnes, salgados ou biscoitos devem ser evitadas em toda ocasião, especialmente antes de praticar exercícios físicos. Por serem altamente gordurosas, a digestão é lenta e compromete a execução do treino, além de causar danos à saúde pelo aumento do colesterol ruim.

Também é importante evitar doces, bebidas achocolatadas, bolos, pães refinados e bebidas muito adoçadas. Por mais que sejam alimentos tentadores, é preciso ter foco na alimentação saudável e evitar o consumo excessivo bem como antes dos treinos.

Com um café da manhã pré-treino equilibrado e saudável, seu corpo vai ter energia para encarar todas as atividades com disposição e bom-humor. Portanto, se você deseja ter vitalidade e concentração para atingir resultados satisfatórios, invista em uma refeição matinal de qualidade.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Super Bom