Blog

O que é bom para câimbra? 5 alimentos que ajudam a diminuir esse desconforto
Saiba o que consumir diariamente para evitar a recorrência das câimbras!
14 Abril 2023

Já se pegou vivendo normalmente em casa, no trabalho ou na rua quando, de repente, uma contração involuntária, dolorosa e desconfortável chega até alguma parte do seu corpo? As cãibras musculares são um problema comum, muitas vezes desencadeado por falta de hidratação, nutrientes e até mesmo esforço excessivo. Felizmente, existem diversos alimentos, como vegetais, legumes e frutas, que evitam câimbra – e podem promover a saúde muscular. Quer saber o que é bom para câimbra?

Confira a seguir 5 alimentos que você pode incluir na dieta para diminuir esse desconforto!

Antes de mais nada, o que causa cãibra?

A câimbra é uma contração muscular involuntária que ocorre geralmente de forma súbita. Ela pode afetar qualquer músculo do corpo, e suas causas costumam variar bastante. Alguns fatores de risco incluem a desidratação, uma vez que a falta de líquidos pode levar a desequilíbrios eletrolíticos, e o esforço físico excessivo, com a sobrecarga muscular e, consequentemente, a exaustão dos músculos. Certas condições médicas, como diabetes, doenças do fígado ou dos rins, distúrbios da tireoide e problemas neurológicos também podem contribuir para o aparecimento de câimbras. Veja o que comer para evitar cãibra!

Banana é rica em potássio

A banana é uma fruta conhecida por ser rica em potássio, um mineral que desempenha um papel fundamental na contração muscular e na transmissão nervosa. Quando o corpo está deficiente de potássio, os músculos podem ficar mais suscetíveis a cãibras, uma vez que o potássio é essencial para manter o equilíbrio dos eletrólitos no organismo. Além disso, a banana contém vitamina B6, que ajuda na absorção de nutrientes importantes para o corpo. Ela é uma excelente fruta que evita câimbra, ideal para consumir antes ou após a prática de exercícios físicos.

Abacate é fonte de gorduras saudáveis

Já o abacate é fonte de potássio e magnésio, dois minerais que ajudam a manter a saúde muscular, ou seja, trata-se de um alimento bom para câimbra. Ele é rico em gorduras saudáveis, que são importantes para a saúde do coração e para o funcionamento adequado do corpo. As gorduras saudáveis reduzem a inflamação e melhoram a função cardiovascular, o que também pode beneficiar a saúde muscular a longo prazo. Fora isso, o abacate é super versátil e combina com receitas tanto salgadas como doces!

Espinafre ajuda a reduzir a tensão muscular

O espinafre, por sua vez, também é rico em magnésio, sendo essencial para o funcionamento muscular adequado. Isso porque o magnésio ajuda a relaxar os músculos e a reduzir a tensão, o que é bom para câimbra. Além disso, este vegetal contém vitamina E, um antioxidante poderosíssimo para diminuir a inflamação. Ele pode ser consumido no almoço ou no jantar, ou até mesmo em sucos verdes durante o lanche da tarde.

Iogurte é um alimento bom para câimbra

Boa fonte de cálcio, o iogurte é um dos alimentos que evitam câimbra. O cálcio é um mineral fundamental para a saúde dos músculos. Ele ajuda a contrair e relaxar os músculos adequadamente, e sua falta pode levar a cãibras musculares. O iogurte ainda contém probióticos, que mantêm a flora intestinal saudável e melhoram a digestão de nutrientes. Ou seja, 3 em 1!

Pasta de amendoim repara os tecidos musculares

Por fim, a pasta de amendoim é riquíssima em magnésio e vitamina E, ambos nutrientes importantes para evitar cãibra. O magnésio ajuda no relaxamento dos músculos, enquanto a vitamina E auxilia na redução da inflamação. Ela também é fonte de potássio e cálcio, além de conter gorduras saudáveis e proteínas, essenciais para a construção e reparação dos tecidos musculares. Tente incluí-la no seu pré-treino!

Se você não gosta de pasta de amendoim pode usar como um recurso de pré-treino o nosso Stanositol, que é aumenta a energia e melhora a performance durante as atividades, além de fornecer máxima eficiência e rendimento. Clique aqui para conhecer melhor nosso produto!

Chegamos com uma diquinha para você!! Nosso ZMA da Body Nutry vai auxiliar na melhora e previnir as câimbras, já que possui Magnésio, Zinco e Vitamina B6. Esses ingredientes são indicados para melhorar as dores e desconfortos causados pelas câimbras. Clique aqui para garantir o seu!

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!