Blog

O que é cafeína e quais os efeitos no organismo?
A cafeína é possivelmente a substância estimulante mais consumida no mundo, seja mediante chá ou para objetivo desportivo, através de cápsulas.
26 Setembro 2022

By Redação 26 de Setembro de 2022 | Tempo estimado de leitura: 6 min 20 seg

A cafeína possui estimulantes sobre o sistema nervoso central, e que podemos obter de várias fontes, como nos grãos de café ou folhas de chá, ou bem de forma sintética.

Pode ser considerada uma droga psi-coactiva, ainda que seus efeitos secundários leves se são consumidos devidamente, mas como tal, pode ser aditiva.

Não importa o valor nutricional, e pode ser utilizada para favorecer certos âmbitos, como o desportivo e o desempenho de tarefas cognitivas.

Onde encontramos a cafeína?

Se encontra nos grãos, frutos ou folhas de mais de 60 plantas, e por isso a cafeína pode não aparecer na etiqueta de alguns suplementos ou alimentos.

Propriedades da Cafeína

A cafeína é uma substância estimulante do sistema nervoso central (SNC), além de atuar incrementando o ritmo cardíaco e respiratório.
Possui propriedades psicotrópicas (alteram o comportamento) e ainda possui efeito diurético (excreção de líquidos).
Seu uso pode favorecer diferentes atividades, desde melhorar o rendimento no esporte e atividade física, ajudar na perca de gordura, e em tarefas cognitivas.

Como funciona a cafeína?

Estrutura molecular



Uma vez ingerida a partir de suplementos de cafeína, ou bem através de infusão, e ser introduzida no sangue vai alterar a forma de atuar do organismo.

Observando sua estrutura molecular, é similar à adenosina uma substancia química que se encontra nas células humanas, e que atuam no cérebro como depressor do sistema nervoso.

Bloqueia receptores da Adenosina

A adenosina promove o sono e suprime a excitação nervosa. A união da adenosina também faz os vasos sanguíneos no cérebro dilatarem, para aumentar a oxigenação, durante o sono.

Ao levantar, os níveis de adenosina no cérebro vão possibilitando a medida que o dia avança.

As células nervosas se comportam com a cafeína do mesmo jeito que a adenosina e por isso se unem. A cafeína bloqueia os receptores de adenosina mas sem reduzir o nível de atividade celular.

Duração dos efeitos: A cafeína alcança um pico no sangue sobre uma hora, e pode manter os efeitos até 4-6 horas.

Efeitos fisiológicos da Cafeína

Após a ingestão da cafeína em relação do organismo, produz uma série de mudanças fisiológicas e químicas no organismo devido a uma interação com o sistema nervoso. A cafeína possui efeito vasoconstrictor e estimulante.

As células liberam a hormona epinefrina (adrenalina), de modo que incrementa o pulso, a pressão sanguínea, além de “bombear” maior risco nos tecidos musculares, em contraposição de pele ou órgãos, aumentando a respiração.

Como o corpo elimina a cafeína?

Os metabolismos de cafeína são filtrados pelos rins e são excretados pela urina. A cafeína possui um efeito diurético no corpo, o que provoca que libere mais água através do xixi.

Ativação do metabolismo

A cafeína é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica (estrutura que impede e/ou dificulta a passagem de substâncias do sangue para o sistema nervoso) de maneira muito rápida, devido a sua solubilidade em lípidos, a pesar de precisar arredor de até 45 minutos de digestão dentro do trato intestinal.

Maior energia

Uma vez que a cafeína é absorvida, une-se aos receptores de adenosina, um neurotransmissor do cérebro, devido à similar estrutura da mesma, inibindo a atividade do mesmo.

Esta desestabilização provoca que existam altos níveis de adenosina no sangue, o qual pensa-se que é o que gera um estado e um sentimento de alerta e energia.

Efeito termogênico

Uma das ações mais relevantes da cafeína no organismo é elevar nossa temperatura corporal, o que se conhece como efeito termogênico. Isso é porque a decomposição das células de gordura e posterior vertido ao torrente sanguíneo, devido á sinalização hormonal, produzindo uma disposição maior de um substrato energético.

De fato, a cafeína pode incrementar nossa taxa de metabólica. Incluso em um repouso.

Suprime o apetite

A cafeína pode reduzir temporariamente a sensação de fome, e por tanto, ajuda a reduzir o consumo de calorias.

Cafeína e rendimento desportivo

Motivação

A cafeína incrementa a quantidade de dopamina, dentro do denominado “sistema de recompensa”, o qual causa sensações de bem estar e prazer. Por outro lado, consegue além de atuar sobre a glândula pituitária segregando mais quantidade de adrenalina, gerando um incremento de nosso rendimento de certo modo.

Ativação

Tomar cafeína antes do treino vai proporcionar uma dose extra de “energia”. Vamos manter nossa capacidade de concentração, focando no que estamos fazendo, e por outro lado, notaremos a sensação de fadiga reduzindo, proporcionando um maior tempo de trabalho efetivo. Isso se traduz em realizar treinamentos mais intensos, se chegar a queimar mais calorias.

Durante a atividade física

A cafeína estimula a liberação de catecolaminas (grupo de hormônios produzidos na medula adrenal, na porção interna das glândulas adrenais), promovendo a liberação de ácidos graxos livres no sangue, e que unido ao ambiente estimula o sistema nervoso central, promove a melhora da atividade cardiovascular, junto a maior utilização desses ácidos graxos como combustível.

Redução da fadiga



O efeito mais notável será o nível do plano cognitivo, em particular, diminuir a percepção do cansaço e esforço (fadiga mental). Ainda que não pareça, nosso cansaço começa com a debilidade de nossa própria credibilidade.

Por isso nesse ponto, vamos dizer que vamos ser capazes de suportar de forma prolongada uma atividade de intensidade alta, devido à sensação de euforia experimentada, e claro unida ao ponto fisiológico descrito.

Confira alguns termogênicos da Body Nutry:
Thermo Active
Burn Abdomen

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Uol