Blog

Por que oscilações de temperatura podem deixar as pessoas mais doentes? Vamos esclarecer!
Uma publicação na revista "Environmental Health Perspectives" destaca a relação entre mudanças de temperatura e hospitalizações
19 Outubro 2023

E aí, pessoal? Sabem quando vocês acordam e pensam: "Nossa, que dia lindo e ensolarado!" e, então, apenas algumas horas depois, o tempo muda e parece que um freezer foi ligado bem ao seu lado?
Essas oscilações de temperatura não são apenas chatas, mas também podem afetar nossa saúde. Vamos debruçar nisso juntos!

O corpo humano é uma máquina super afinada
Nosso corpo adora uma estabilidade. A temperatura interna, por exemplo, gira em torno dos 37°C. Quando faz muito calor ou frio lá fora, nosso corpo tem um “trabalho extra” para manter essa temperatura estável. Se o tempo ficar mudando repentinamente, nosso sistema imunológico fica sobrecarregado, deixando as pessoas mais vulneráveis a vírus e bactérias.
Sim, pessoal, isso não é só papo de vó!
Estudos descobriram que mudanças rápidas de temperatura estão associadas a um aumento no número de hospitalizações por várias doenças além de surtos de gripes e resfriados.

E agora, o que fazer?
As mudanças climáticas deixaram um pouco de bagunça? Sabemos que manter a saúde em dia com essas oscilações não é moleza, mas temos algumas dicas e, sim, seu envolvimento com suplementação. Vamos lá?

Leve sempre um casaco, e use roupas confortáveis: Assim, você pode se adaptar rapidamente, seja para um calor súbito ou um frio arrependido. Dica extra: Use tecidos que respirem bem para evitar o excesso de suor.
Hidrate-se! A hidratação adequada é vital para manter o corpo funcionando corretamente, especialmente em climas extremos. Levar um chá na bolsa é sempre uma boa opção, dá pra tomar tanto quente como gelado e ainda por cima se hidratar. 
Fortaleça seu sistema imunológico: Um sistema imunológico fortalecido é menos vulnerável a doenças. Considere suplementos como vitamina C, vitamina D, zinco e selênio para dar aquele impulso no sistema imunológico. clique aqui!
Mantenha-se ativo: O exercício regular ajuda a equilibrar o sistema interno do corpo, tornando-o mais resistente às mudanças externas.
Já vimos que as oscilações de temperatura atrapalham nossa saúde!

Bom, parece que descobrimos outro aliado para enfrentá-las: A Suplementação. Antes de você pensar “Lá vem mais uma moda”, dê uma olhadinha no que preparamos:
Alimentação Equilibrada: Uma dieta bem balanceada fornece ao corpo a energia e os nutrientes necessários. Um multivitamínico de qualidade pode preencher as lacunas da dieta. Nosso corpo é uma máquina afinada (mas que às vezes precisa de um boost) assim como já falamos, o corpo humano é surpreendentemente bom em manter tudo equilibrado, especialmente a nossa temperatura interna. Porém, quando o clima fica instável, ele pode se sobrecarregar. E, às vezes, nossa alimentação do dia a dia não fornece todos os nutrientes necessários para ajudar nesse equilíbrio. clique aqui!
Ajudar no metabolismo: Oscilações climáticas afetam nosso metabolismo. Suplementos como o complexo B podem ajudam a manter tudo rodando suavemente. Dê atenção ao seu metabolismo, um metabolismo eficiente ajuda o corpo a se adaptar às mudanças.

Como manter o metabolismo no modo turbo?

Todos nós queremos que nosso corpo funcione mil por hora, né? E uma das palavrinhas-chave para isso é o metabolismo. Então, bora descobrir como manter essa máquina interna funcionando lindamente?

Não fique muito tempo sem se alimentar! Você não precisa devorar um prato de feijoada a cada intervalo (rs). Mas comer lanchinhos saudáveis entre as refeições ajuda a manter o fogo do seu metabolismo sempre aceso.
Proteína é TUDO: Proteína é uma parada que dá trabalho ao corpo para digerir, o que significa que você queima mais calorias só de comê-la. Dica de suplemento:clique aqui!   Whey, um grande aliado!
Bebeu água! Parece clichê, mas é real. A água ajuda no transporte de nutrientes e há estudos mostrando que beber água acelera temporariamente o metabolismo.
Mexa esse corpo: Exercícios são essenciais! Levantamento de peso é um bom amigo, porque músculos consomem mais energia, mesmo em segurança. Cardio também é top, especialmente em alta intensidade.
Dormir é sagrado: Descansar bem não é só pra curtir aquela preguiça. Dormir é quando o corpo se recupera e regula várias funções, incluindo o metabolismo.  clique aqui!
Menos estresse, por favor: Muito cortisol (hormônio do estresse) pode desacelerar o metabolismo. Então, meditação, música, um hobby... Ache sua válvula de escape!
Café & Chá Verde: A cafeína dá uma turbinada no metabolismo. Mas sem exageros, hein? Termogênicos com base em cafeína é uma boa pedida! clique aqui!

E aí, preparado para manter esse metabolismo na vibração certa? Lembre-se: todo corpo é único, então o que funciona para um pode não funcionar para outro. Sempre bom trocar uma ideia com um nutricionista ou médico antes de qualquer mudança braba. Fiquem ligados!
Então, mesmo que o clima resolva fazer suas próprias regras, com essas dicas (e um pouco de ajuda dos suplementos certos) você estará mais preparado para enfrentar o que vem pela frente. Cuide-se e fique forte, independentemente do clima!

Conclusão
Então, se as oscilações de temperatura estiverem te pegando de jeito, talvez seja hora de considerar dar um reforço para o seu corpo com a suplementação correta. Assim, você pode não apenas enfrentar o clima, mas também viver uma vida mais saudável e equilibrada!
Agora, com esse conteúdo em mãos, esperamos que você esteja mais informado e preparado para enfrentar as mudanças climáticas e suas consequências para nossa saúde. Conhecimento é poder, e saber é a melhor maneira de se proteger!

Que tal aproveitar sua vinda até aqui e explorar também um assunto super interessante sobre as Câimbras? Sim, aquela dor chata que temos às vezes! Quais serão as causas e estratégias de alívio? Venha descobrir:
https://www.bodynutry.ind.br/noticia/caimbras-quais-as-causas-e-estrategias-de-alivio

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!