Blog

Por que você não consegue ganhar massa muscular?
Você já sentiu que tem dificuldades para ganhar massa muscular? Bom, isso pode acontecer por causa do seu biotipo e, por isso, alguns exercícios podem facilitar – e muito – o seu ganho de massa magra.
18 Abril 2018
Por que você não consegue ganhar massa muscular?

 A maioria das pessoas quer saber sua predisposição genética para ganhar músculos com mais facilidade. Sem dúvida, uma “boa genética” não implica instantemente em ter facilidade para ganhar de massa muscular – da mesma forma, ela também não pressupõe a dificuldade para acumular gorduras. O método mais fácil para determinar a sua predisposição (ou não) ao fisiculturismo é medir a gordura da munheca da mão. Os mesomorfos (com facilidade para ganhar massa muscular) e os endomorfos (com tendência à obesidade) se caracterizam por ter o osso da munheca bem grosso em comparação com os ectomorfos (com tendência a serem magros).

MÉTODO PARA DETERMINAR SEU TIPO CORPORAL

 Para determinar seu tipo corporal, meça a grossura da “munheca”. O perímetro do osso nesta parte é inferior a 17,8 cm em ectomorfos, enquanto que em mesomorfos pode chegar a medir entre 17,8 e 19 cm. nos endomorfos a grossura passa dos 19 cm. Estes valores se aplicam para homens com estatura superior a 1,60m. A maioria das pessoas não pertence a um único tipo corporal. Um indivíduo pode pertencer a diferentes tipos corporais e cada uma destas está representada no seu organismo em diferentes proporções. Por exemplo, a parte inferior do corpo pode ser endomorfa, enquanto que a superior ectomorfa.

A SORTE GENÉTICA

 O potencial genético para ganhar massa muscular rápido, porém, não só depende do seu tipo corporal, mas vtambém dos seus níveis hormonais. As pessoas que conseguem ganhar músculos com facilidade possuem níveis de testosterona mais elevados e de cortisol mais baixos – e seus músculos são suficientemente sensíveis à insulina. Os altos níveis de testosterona influenciam positivamente no crescimento muscular, enquanto que os baixos níveis de cortisol possibilitam treinar mais tempo e permite que os músculos se recuperem mais rápido. A sensibilidade dos diferentes tecidos e a insulina determina quais crescerão ao receber calorias – os tecidos fracos ou as fibras musculares.

A VELOCIDADE NORMAL DE CRESCIMENTO DOS MÚSCULOS

 A velocidade máxima que uma pessoa pode ganhar massa muscular é 0,2 kg por semana, ou seja, aproximadamente 1kg por mês. Apesar deste valor parecer insignificante, ganhar 12 kg de massa muscular magra em um ano é o suficiente para mudar o corpo drasticamente. Se você ganhar mais de 1 kg por mês, provavelmente você não está ganhando apenas músculos – você provavelmente está ganhando gordura e líquido, uma característica própria de endomorfos. Por este motivo, uma dieta para aumentar a massa muscular deve consistir no aumento das calorias e também na correta seleção dos alimentos para não ingerir gorduras de forma exagerada.

COMO SABER SE A SUA GENÉTICA É BOA

 Listamos as principais características de quem tem a genética boa. Veja quais são:
  • Proporções atléticas do corpo: a largura do peito, a cintura e as coxas dos ectomorfos são quase as mesmas; a cintura dos endomorfos tende a ser mais larga, enquanto os mesomorfos têm a cintura fina e o peito um pouco mais largo que as coxas. Por isto, os mesomorfos têm facilidade para esculpir uma figura em forma de “V” ou “X” – com ombros e costas largos;
  • Metabolismo saudável: seu metabolismo está em ordem se você não sente a necessidade de comer doces, não sofre de ataques de gula durante a noite, aumenta o seu peso com dificuldade e pode perdê-lo rapidamente. Se esse não for o seu caso, você deverá lutar para restabelecer a sensibilidade dos seus tecidos à insulina por meio de treinos com intervalos de alta intensidade HIIT;
  • Níveis altos de testosterona: os altos níveis de testosterona podem ser percebidos nos homens por meio do aumento do desejo sexual e da libido. Diariamente, é fácil determinar esse fato: se você toma decisões arriscadas com regularidade, é provável que seus níveis de testosterona sejam altos;
  • Capacidade de auto-motivação: mas não desanime! Se a sua genética não te favorece, fique calmo. Todo mundo pode emagrecer e ganhar massa muscular, basta seguir uma dieta certa para o seu corpo e fazer os exercícios corretos regularmente.