Blog

Tabagismo: Quando o fumo apaga seus ganhos e acende riscos à saúde
Sabia que aquele cigarro não está apenas prejudicando sua circulação, mas pode estar sabotando seus ganhos na academia?
06 Setembro 2023

Deseja ouvir essa matéria? Clique aqui!

E aí, galera?

Dia 29 de agosto, é o Dia Nacional do Combate ao Fumo. E a gente tá aqui pra trocar uma “ideia real” com vocês. Sabia que aquele cigarro não está apenas prejudicando sua circulação, mas pode estar sabotando seus ganhos na academia? 

Cigarro x Academia

Energia em baixa: A nicotina do tabaco reduz a quantidade de oxigênio que chega aos seus músculos. Menos oxigênio = treinos menos intensos e menos energia.

Recuperação comprometida: O fluxo de sangue restrito (graças às toxinas do cigarro) pode significar que seus músculos não estão recebendo os nutrientes necessários para uma boa recuperação, o que resulta na demora para ver os ganhos e aumenta o risco de lesões.

Pulmão sofre, cardio padece: Seu fôlego sem cardio? Aquele HIIT que você tanto ama? O tabaco deixa tudo mais difícil, porque compromete sua capacidade pulmonar. O coração também acaba trabalhando mais, o que não é nada bom a longo prazo.

Agora, imagine combinar essa bomba-relógio com suplementos? Seu corpo é um templo, galera! Não adianta investir pesado em whey, BCAA, creatina e dar um tiro no pé com o cigarro.

Então, bora fazer uma escolha inteligente? Deixe o tabaco pra lá e foque em tratar seu corpo com o respeito que ele merece. Afinal, você treina pesado, bem, complementa... Por que deixar uma bituca atrapalhar todo esse esforço?

Malefícios do cigarro: será que o prazer do consumo vale a pena?

Não é só a galera fitness que tem que ficar alerta sobre os riscos do tabaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Estamos falando de mais de 7 milhões de pessoas que perdem a vida devido ao cigarro anualmente. E não é só isso: a cada dez mortes por doenças cardiovasculares, uma está relacionada ao uso do tabaco.

Mais alguns pontos para você compensar antes de acender o próximo cigarro:

Envelhecimento precoce: A nicotina reduz a elasticidade da pele, causando um envelhecimento precoce e aparecimento de rugas.

Prejuízo à visão: O tabagismo aumenta o risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular.

Câncer: E não estamos falando apenas da mobilidade. Boca, esôfago, pâncreas, rim e estômago são apenas alguns dos locais onde o tabaco pode causar câncer.

E se você está a fim de largar o vício, aqui vão algumas dicas:

Planeje: Escolha uma data para ser seu primeiro dia sem cigarro. Marque no calendário!

Evite gatilhos: Se café é um gatilho, tente chá. Se você fumou após as refeições, encontre uma atividade substituta.

Procure apoio: Amigos, familiares ou grupos de apoio – não subestime a força de uma rede de suporte.

Considere terapia ou medicação: Existem medicamentos e terapias que podem ajudar no processo. Converse com um profissional de saúde.

Mantenha-se ativo: O exercício pode reduzir o desejo de fumar e ajudar a manter o foco na saúde.

Se ligue na vida, na saúde e em você!

Lembre-se: cada tragada é um passo atrás no seu progresso. Faça valer cada gota de suor!

Para complementar esse conteúdo incrível que você acabou de ler, explore essa sugestão abaixo sobre os cigarros eletrônicos. Será que eles também impactam o rendimento do seu treino? Descubra:

https://www.bodynutry.ind.br/noticia/os-cigarros-eletronicos

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!