Blog

Quanto mais proteína, melhor é para o ganho de músculos. Será?
Em nossa busca por um corpo mais definido e saudável, frequentemente nos deparamos com uma pergunta: Quanta proteína realmente precisamos?
01 Novembro 2023

A proteína, sem dúvida, é um macronutriente essencial, indispensável para diversos processos em nosso corpo, especialmente quando falamos em construção e recuperação muscular. Mas será que a regra é realmente "quanto mais, melhor"?

Quem nunca ouviu que a proteína é o segredo do Popeye para ficar fortão? Tá, eu sei que era espinafre, mas você entendeu! A proteína é um elemento chave em nossos corpinhos incríveis. Está em tudo: desde a produção de eficiência, que são do tipo nossas seguranças internas, até a regulação de processos como sono e fome através de hormônios. E, sim, são elas que nos ajudam a ficar fortes após os treinos.

O papel da proteína no corpo

A proteína é fundamental para o corpo humano. Ela auxilia na produção celular, produção de vegetais, enzimas e hormônios, e, claro, no desenvolvimento muscular. Segundo o Institute of Medicine dos EUA, a proteína compõe cerca de 17% do peso corporal de uma pessoa de forma saudável.

Ao treinar, criamos pequenas "lesões" nos músculos, que posteriormente são reparadas e fortalecidas, desenvolvidas no aumento da massa muscular. E é aqui que a proteína entra como peça chave: persistiu como tijolos que reconstruirão e fortificarão a "estrutura" muscular.

Vamos fazer uma comparação marota aqui: quando você decide dar aquela repaginada no seu quarto, é preciso derrubar e levantar paredes, certo? Os músculos são parecidos: ao treinar, você "derruba" umas partes e a proteína atua como os tijolos que "reconstroem" essa área, tornando-a mais firme e forte. 

O corpo não funciona na base do "quanto mais, melhor". A quantidade de proteína que você precisa vai depender de um montão de coisas: atividade física, idade, saúde atual e, claro, se você tem ou não aquelas "pochetinhas" extras. E vamos ser sinceros: só comer frango e ovo não vai transformar ninguém em Hulk. Equilíbrio é a chave: dieta bem ajustada, suplementação adequada e treino focado, esse é o segredo.

Então, quanto de proteína precisamos?

A quantidade diária recomendada (RDA) de proteína para um adulto saudável é de 46g para mulheres e 56g para homens, de acordo com o Institute of Medicine . No entanto, essa quantidade pode ser considerada básica e tratada para a manutenção da saúde geral. 

Para aqueles que buscam ganhar massa muscular, a situação muda de figura. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition sugere que pessoas envolvidas em treinamentos intensos podem necessitar entre 1,2g a 2,2g de proteína por quilograma de peso corporal por dia.

E o excesso de proteína?

 Ultrapassar a ingestão recomendada de proteínas pode levar a um aumento no consumo calórico. Quando o corpo recebe mais proteína do que pode utilizar para síntese proteica e outras funções, o excesso pode ser convertido em energia ou armazenado como gordura, garantindo para um potencial ganho de peso.

Então a proteína vai me fazer engordar? Tudo com moderação, né? Proteína tem suas calorias (cerca de 4 kcal por grama), então, o exagero pode pesar na balança.

Além disso, é essencial enfatizar que para indivíduos com doenças renais preexistentes, a ingestão elevada de proteínas pode impor uma carga adicional aos enxágues, possivelmente exacerbando os problemas renais existentes. Isso se deve ao fato de que a metabolização de proteínas resulta na formação de compostos nitrogenados, como a ureia, que são filtrados pelos enxágues e excretados na urina. Por isso, orientação profissional é muito importante, principalmente pra quem possui algum problema de saúde.

E depois de suar a camisa, é hora da proteína?

É uma boa! Consumir proteína após o treino ajuda, mas não precisa ser radical. Vai almoçar ou jantar em seguida? Coma normalmente, não precisa comer só proteína.

Proteína animal e vegetal, ambas são boas?

Olhe só, para o nosso corpo, proteína é proteína. Não importa de onde vem. O que muda é a quantidade de aminoácidos em cada fonte. E para quem é do time veggie, fique tranquilo! Combinando direitinho, as proteínas vegetais também dão aquele up nos músculos.

A cereja do bolo: a suplementação!

Agora, fala sério, nem sempre é fácil atingir a meta diária de proteína, né? E é aí que entram os suplementos proteicos. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of the International Society of Sports Nutrition , eles podem ser bem úteis para nos ajudar a bater a meta de proteína. Além disso, são práticos e versáteis.  clique aqui!

Em resumo: quer maximizar seus ganhos e manter tudo em equilíbrio? Entenda suas necessidades, invista em alimentos ricos em proteína e, se for o caso, considere uma suplementação, escolha uma marca confiável e de qualidade, como os oferecidos por nossa empresa, garantindo assim a eficácia e segurança do produto.

 E, dê um alô para um nutricionista para não errar na dose! 

Enquanto a proteína é indiscutivelmente vital para ganho e recuperação muscular, a máxima "quanto mais, melhor" não é necessariamente verdadeira. A chave é consumir a quantidade adequada, determinada às suas necessidades individuais e objetivos físicos.

Transforme seus treinos intensos e estilo de vida em resultados! Conheça mais sobre hipertrofia e como superar o desafio do ganho muscular! Explore e continue essa incrível jornada de aprendizado conosco!

https://www.bodynutry.ind.br/noticia/como-superar-o-desafio-do-ganho-muscular

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!