Blog

APRENDA A RESPIRAR CORRETAMENTE DURANTE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS
Inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Essa forma de respiração é popularmente conhecida como uma das mais eficazes para oxigenar o organismo, pois o ar entra quente e filtrado no pulmão.
11 Maio 2022

Contudo, durante a prática esportiva, a maneira de respirar não precisa seguir um padrão único, afinal, conforme o exercício físico, é preciso realizar formas diferentes de respiração. É isso que defendem muitos profissionais do esporte.

Em entrevista ao programa Bem Estar, o médico do esporte Gustavo Magliocca explicou que a respiração adequada é aquela que facilita o fluxo de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo. Dessa forma, a respiração pela boca não é errada, e sim essencial para os atletas, pois o nariz nem sempre é capaz de atender à necessidade de ventilação pelo organismo. “Apesar do ar não entrar umidificado e filtrado, a boca é o caminho mais rápido para o ar entrar”, explica Magliocca.

Durante a prática esportiva, o corpo costuma mostrar sinais, geralmente representados por dores e desconfortos, de que a respiração não está sendo eficaz. Ao expirar, os músculos abdominais contraem-se e fornecem maior sustentação do corpo para realizar o movimento. Porém, quando se respira de maneira inadequada, ocorre uma espécie de cãibra no diafragma, causando essas sensações doloridas.

respiracao_correta

TIPOS ESPECÍFICOS DE RESPIRAÇÃO

Como já dissemos no início deste post, a maneira mais indicada para respirar varia de acordo com o esporte praticado e a intensidade dos movimentos. Segundo Correia, na prática da musculação, a melhor forma de respiração é expirar quando se faz esforço (por exemplo, puxar peso) e inspirar no retorno do movimento. O mesmo deve ser feito durante os abdominais. Quando o atleta subir o corpo, deve expirar e, quando descer, encher o pulmão novamente.

Já na corrida, assim como na natação, não há uma regra única. O importante é ficar atento ao ritmo do exercício. É possível respirar pelo nariz no início dos movimentos e, após o aumento da intensidade, começar a inspiração pela boca. “A corrida tem que ser algo agradável; fique em um ritmo que você consiga respirar e ter um maior desempenho sem sofrimento”, conta Paulo Correia.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: swimex