Blog

Setembro Vermelho: Exercícios para fortalecer o coração.
Doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo, saiba como evitá-las com exercícios indicados para melhorar a saúde do coração.
23 Setembro 2022

O Setembro Vermelho é uma campanha nacional de combate às doenças do coração. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

No Brasil essa realidade não é diferente: morrem 1.100 pessoas por dia por problemas cardiovasculares, cerca de 1 morte a cada 90 segundos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Cuidados com o colesterol, hipertensão, estresse, glicemia e sobrepeso são essenciais para controlar sua saúde cardiovascular. E, para combater todos esses problemas, a prática de exercícios físicos vai ajudar.

O sistema cardiovascular trabalha de modo mais eficiente sem demandar muito esforço, quando mantemos o corpo em movimento.

Além disso, os vasos sanguíneos ficam mais resistentes e flexíveis, enquanto por outro lado, a circulação sanguínea flui melhor.

Atividades físicas que fortalecem o coração:


Para favorecer o sistema cardiovascular, os exercícios precisam elevar a frequência cardíaca. É o caso da caminhada, da bicicleta, do treino intervalado e corrida.

Caminhada ao ar livre

Para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas.

A caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina (proteína presente nos glóbulos vermelhos e é responsável pela coloração vermelha do sangue) e a oxigenação do corpo.

O sangue fica mais rico com esse bombeamento maior de sangue para o pulmão.

Além disso, o exercício faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tomando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas.

Caminhar também é uma maneira de se proteger de infarto e derrames.

Caminhada na esteira

Se você prefere caminhar em um espaço interno, uma esteira certamente pode te ajudar. Caminhar na esteira com velocidade entre 4,0 e 6,0 km/h e com inclinação entre 2 e 12% é uma atividade cardiovascular excelente.

Ao mesmo tempo em que consegue elevar a frequência cardíaca para uma zona de treinamento mais “puxada” do que uma caminhada normal, sobrecarga articular é muito menor para os tornozelos, joelhos e coluna do que o treino de corrida tradicional.

Variação de treino

Mesclar dois tipos de treino é um ótimo estímulo – como o treino contínuo e o intervalado. O treino contínuo caracteriza-se pela manutenção da frequência cardíaca em uma mesma intensidade.

Seu principal benefício é a dilatação das câmaras cardíacas, algo fundamental para a melhora do rendimento do coração.

Já o treino intervalado, caracteriza pela variação da frequência cardíaca, beneficia a saúde cardiovascular pela sua capacidade de fortalecer o miocárdio (músculo cardíaco).

Por conta disso aumenta a eficiência de bombeamento de sangue realizado pelo coração.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Sport Life