Blog

Quais os tipos e funções dos suplementos alimentares?
Se você é um atleta de alta performance ou está buscando grandes resultados, é bem provável que já tenha se deparado com os suplementos alimentares.
29 Julho 2022

Afinal, eles são fontes para ajudar no ganho de massa muscular, evitar o envelhecimento e até para emagrecer.

Contudo, mesmo com o fácil acesso a esses produtos, é muito importante não utilizar qualquer suplemento. O ideal é ter um suporte nutricional, além de uma breve pesquisa para ter conhecimento sobre a funcionalidade de cada um!

O que são suplementos alimentares?

Já se deparou com pessoas cheias de serviço, mas que ainda praticam esportes e têm o resultado que desejam? Parece impossível alcançar os objetivos, mas é bem provável que os suplementos alimentares estejam na alimentação delas.

Isso acontece porque, essas substâncias ajudam a evitar deficiências nutricionais, sejam proteicas, vitamínicas ou minerais no organismo. Porém, é importante dizer que suplementos não substituem uma alimentação equilibrada, com todas as necessidades do seu organismo.

Como dito, para manter a saúde do corpo e da mente, é importante ter energia, para não faltar disposição e nutrientes, para evitar doenças ou problemas futuros. Pessoas que têm o dia cheio, dificilmente terão um tempo dedicado para fazer as refeições certas e na proporção adequada, então os suplementos auxiliam a manter a qualidade de vida.

É possível achar em pó, pastilhas, em alimentos em geral, líquidos e até cápsulas, são diversos formatos que irão auxiliar no seu objetivo!

Deixo de ressalva que esses produtos são excelentes para complementar a sua dieta, ou seja, eles não podem ser a base da sua alimentação, mas sim estarem presentes em algumas refeições para não faltar nutrientes ou minerais. É por isso que o acompanhamento nutricional é de extrema importância, pois o(a) nutricionista vai saber indicar as proporções corretas para a sua dieta!

Quais os tipos e funções dos suplementos alimentares?

Existe uma variedade de alimentos que irão ser benéficos e necessários para o organismo. Divididos em dois grupos, é possível ter macronutrientes – proteínas, derivados do leite, castanhas, carboidratos e lipídios – e os micronutrientes – vitaminas e minerais.

Após identificados e com uma alimentação adequada, começa a necessidade específica de cada um, seja para emagrecer, ganhar massa ou retardar o envelhecimento. Os suplementos alimentares são os seguintes:

Suplementos antioxidantes: auxiliam no retardo do envelhecimento.

Suplementos hipercalóricos: ajudam a engordar.

Suplementos hormonais: regulam o sistema hormonal.

Suplementos polivitamínicos e minerais: complementam as vitaminas e minerais.

Suplementos probióticos: auxiliam nos diversos problemas relacionados ao intestino.

Suplementos proteicos: ajudam no ganho de massa muscular.

Suplementos termogênicos: auxiliam a emagrecer.

Tendo uma alimentação balanceada, os suplementos alimentares irão ser o suporte ideal para que o seu corpo seja fortalecido. Entre os citados, há muitas opções disponíveis no mercado. Porém, para não ficar uma lista grande, confira os mais populares logo abaixo.

Os suplementos mais conhecidos

BCAA: Suplemento formado por 3 aminoácidos essenciais de cadeia ramificada que não são produzidos pelo organismo. O consumo é importante para que seu corpo garanta a quantidade suficiente dos nutrientes da dieta, além de melhorar a absorção e síntese de outros aminoácidos.

Creatina: Aminoácido que está presente no organismo, como em alimentos de origem animal. Esse suplemento ajuda no aumento da força, então, normalmente é recomendado para atletas de alto rendimento (e intensidade)!

Ômega-3: Nutriente comum nos peixes, o ômega-3 é um tipo de gordura que auxilia na regulação da coagulação sanguínea e na síntese de hormônios. É comum achar em atum, salmão e outros peixes, mas também em cápsulas para consumo diário.

Whey Protein: Suplemento mais conhecido no mundo esportivo, o Whey Protein é feito com a proteína do soro do leite, sendo o maior foco para ganho de massa muscular. Existem diversos tipos desse suplemento e o mais indicado é que haja acompanhamento nutricional para saber o melhor para você!

Os suplementos alimentares são para você?

Como visto, existem uma gama de suplementos disponíveis para você. Eles serão bem-vindos desde que sejam utilizados para complementar a sua alimentação e ajudar na performance esportiva, ou em outros objetivos que tange a qualidade de vida.

Ou seja, não existe restrição, desde que seja usado na medida certa e para a sua necessidade específica. A popularidade dos suplementos alimentares está na promessa de efeitos milagrosos, sendo os mais famosos os termogênicos para perda de peso. Contudo, não existem milagres!

É por isso que sempre é importante ressaltar que é necessário acompanhamento profissional, então não faça uso excessivo de suplementos sem a devida recomendação!

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: treinus