Blog

Suplementos para engordar: conheça 6 tipos essenciais para a dieta
Suplementos para ganho de massa podem ser de diferentes tipos. Conheça os melhores suplementos para engordar!
20 Julho 2022

É comum encontrarmos pessoas na luta contra a balança em busca da perda de peso e que contam, para isso, com dietas, suplementação e até medicamentos. No entanto, há também aqueles que lutam pelo contrário. Ou seja, indivíduos que precisam de suplementação para ganhar massa e engordar. Os suplementos para engordar são uma alternativa para aumentar o peso de forma saudável, obtendo massa muscular ao invés de gordura.

São diversas as situações que podem promover a perda de peso e dificultar o processo de recuperação. E se você está no grupo de quem precisa ganhar peso e não sabe como, preparamos esse artigo para explicar um pouco mais sobre os suplementos para engordar. Entre eles, abordaremos, com a colaboração da nutricionista Bruna Ribeiro, os hipercalóricos, a maltodextrina, a glutamina, a creatina, o BCAA e, o mais "queridinho", Whey Protein. Conheça os suplementos para engordar mais famosos do mercado!

O que é um suplemento para engordar?

Os suplementos para engordar são ricos em proteínas ou aminoácidos essenciais para o crescimento dos músculos, de forma a aumentar a massa corporal (e não o percentual de gordura) de maneira saudável. Eles também podem trazer substâncias que abrem o apetite para que você sinta mais vontade de comer.

É fundamental mencionar que o uso desses suplementos deve ser combinado a uma rotina de exercícios físicos para que o resultado seja ainda mais eficaz. Combinado a uma atividade física, a ingestão de proteínas ou aminoácidos ajuda no aumento e manutenção de massa magra.

Outro ponto importante é que os suplementos para engordar mais eficazes devem ser trabalhados de acordo com as características do seu corpo. Se a proteína ou o aminoácido leva em consideração como o seu organismo funciona, o efeito será melhor.

A suplementação é a melhor indicação para quem quer engordar?

Os suplementos para engordar aumentam a massa muscular.
Bruna explica que a suplementação para engordar é indicada somente quando a alimentação não é o suficiente – sendo assim, complementada por um suplemento. A nutricionista destaca alguns casos em que o suplemento para engordar pode ser uma solução:

"Em pessoas que precisam ganhar peso e não conseguem consumir pela alimentação e através do exercício físico, a suplementação adequada, acompanhada por um profissional nutricionista, será muito bem vinda".
Já conhece o colágeno hidrolisado? Neste artigo, nós selecionamos os melhores!

Por que as pessoas usam suplemento para engordar?

Existem vários fatores que motivam uma pessoa a optar pelo uso dos suplementos para engordar. O principal e mais comum desses motivos é o tipo físico. Indivíduos abaixo do peso ou com estrutura corporal muito magra escolhem usar suplementação, pois seu biótipo não permite que alcancem a massa necessária apenas com alimentação e exercícios físicas.

A autoestima também é um fator relevante na hora de usar os suplementos para engordar. Pessoas que desejam um corpo robusto ou musculoso encontram na suplementação a chance de obter o resultado desejado. O estilo de vida também entra nessa lista. Indivíduos que seguem uma rotina de treinos intensa, como os atletas, necessitam ter um peso adequado para garantir o maior aproveitamento do esporte.

Além disso, há quem disponha de um metabolismo mais rápido e, por isso, não consegue o aumento de massa completa via alimentação e exercícios físicos, assim como pessoas com comorbidades (idosos, sarcopênicos, alguns atletas, pós-cirúrgicos e, dependendo, pacientes oncológicos). Por fim, algumas doenças crônicas, como a renal, ou pessoas com quadro de intolerância alimentar, também podem precisar de suporte alimentar por meio da suplementação.

Como escolher o melhor suplemento para engordar?

Os suplementos para engordar podem ser usados por conta do tipo físico.
A nutricionista afirma que o ganho de peso varia de acordo com cada indivíduo e, também, com cada necessidade. Junto com uma alimentação equilibrada e atividade física regular, pode haver a necessidade de suplementação. Bruna dá a dica sobre o que deve ser levado em consideração na hora de escolher um suplemento para engordar:

"Caso isso ocorra, irá depender do tipo de dieta, do tipo de exercício físico, da rotina e do paladar".
Confira as indicações da nutricionista dos melhores suplementos proteicos!

Qual é o melhor suplemento para engordar

O melhor suplemento para engordar depende das necessidades reais e dos objetivos pessoais de cada um. Para escolher o melhor suplemento para engordar, é preciso avaliar as características do seu corpo e/ou organismo. Listamos os seis tipos de suplementos para engordar mais conhecidos do mercado. Confira!

Ah, e não se esqueça de sempre conversar com o seu nutricionista antes de iniciar o uso de qualquer suplementação alimentar.

1. Hipercalórico: calorias extras para o ganho de peso

O hipercalórico é um suplemento para engordar
O hipercalórico é um suplemento para engordar que oferece uma dose extra de calorias, o que contribui para o aumento nutricional das dietas, especialmente quando associadas ao ganho de peso. Como o próprio nome já explica, ele oferece ingredientes focados em hipertrofia. Para aqueles que desejam obter resultados mais satisfatórios, seu uso pode ser associado ao Whey Protein.

A composição do suplemento hipercalórico traz como bases proteínas de alto valor biológico, bem como uma concentração mais elevada de elementos como os carboidratos, aminoácidos, ômega 3 e ômega 6, além de um complexo multivitamínico e sais minerais.

O hipercalórico é indicado para quem deseja ter um aumento de massa magra. Além do ganho de energia, ele ajuda o atleta no avanço do desempenho muscular.

2. Maltodextrina: carboidrato complexo para auxiliar na recuperação muscular

A maltodextrina é um suplemento para engorda.
A maltodextrina é um suplemento para engordar que, diferentemente de outras suplementações, não se trata de um aminoácido, mas de um carboidrato complexo proveniente do amido, obtido de alimentos como o milho e a mandioca. Sua composição inclui a glicose e, apesar de ser um carboidrato, ela consegue absorver os componentes do açúcar com mais facilidade.

O suplemento é indicado para praticantes de atividades físicas aeróbicas de alta intensidade. Se consumida antes do treino, a maltodextrina garante que o corpo tenha a quantidade ideal de glicose para a prática da atividade. Já no pós-treino, ela ajuda a repor o glicogênio muscular, evitando que as proteínas sejam utilizadas, facilitando a recuperação muscular.

A maltodextrina é encontrada em pó ou gel e é uma alternativa para quem deseja ganhar peso com facilidade, pois apresenta uma absorção mais rápida pelo organismo.

3. Glutamina: auxílio no ganho de massa muscular

A glutamina é um suplemento para engordar.
A glutamina é um suplemento alimentar que, na verdade, é um aminoácido ligado ao ganho de peso. Isso acontece graças a sua transformação em glicose (gliconeogênese) e a sua atuação direta nos músculos. Ou seja, não há ganho de gordura, mas de massa muscular. Para que isso ocorra, entretanto, seu uso precisa ser combinado com a musculação.

A necessidade de suplementação desse elemento também é fundamental para manter o sistema imunológico em pleno funcionamento, pois os exercícios intensos podem diminuir a síntese desse aminoácido no corpo. Para melhorar a absorção pelo organismo, a glutamina pode ser combinada com outro suplemento, a dextrose. Dessa forma, será possível conquistar a massa muscular desejada.

4. Creatina: aminoácido para o ganho de peso

A creatina é um suplemento para engordar.
A creatina é um suplemento para engordar que também é um tipo de aminoácido. Ela oferece diversos benefícios para quem busca o ganho de peso, já que melhora a performance nos treinos, aumenta a massa muscular e fornece energia para as células. Esse suplemento pode ser encontrado em forma de pó ou cápsula.

O ganho de peso com a creatina acontece de duas maneiras. A primeira, por meio do acúmulo de líquido. Depois do uso por algum tempo, o peso será ganho pela massa muscular. Seu uso contínuo é indicado para até 90 dias, precedendo a pausa de um mês que precisa ser respeitada, a fim de que o organismo volta a produzir a substância naturalmente.

5. BCAA: pós-treino para hipertrofia muscular

O BCAA é um suplemento para engordar.
O BCAA é um suplemento para engordar importante para a recuperação muscular no pós-treino. Ele contribui para evitar a desnutrição energética proteica. Seu consumo aumenta a síntese proteica, reduzindo a lesão muscular pós-treino, o que poderia levar ao processo de catabolismo e a perda da massa muscular.

Por reverter esse processo, o suplemento estimula a produção do próprio BCAA pelos músculos, contribuindo para a hipertrofia muscular. Seu uso deve ser sempre feito com acompanhamento médico, sendo que o conselho é que ele seja evitado nos dias em que não haverá treinamentos físicos.

6. Whey Protein: proteína para recuperação dos músculos

O Whey Protein é um suplemento para engordar.
O Whey Protein é um dos principais suplementos para engordar do mercado. Geralmente, sua base proteica é feita a partir do soro do leite. No entanto, ele também possui outros elementos, como aminoácidos (leucina, glutamina e arginina). Além de ajudar no ganho de massa, ele amplia a energia para as atividades físicas, garantindo melhor rendimento nos treinos.

O ganho de massa é possível graças às proteínas de alto valor biológico, que atuam diretamente na reparação do músculo após a prática de exercícios físicos. Dessa forma, com a reparação da fibra muscular, ela tende a se tornar maior e mais forte, promovendo, assim, o ganho de massa muscular.

Vale lembrar que é importante consumir a quantidade adequada que, por sua vez, vai variar de uma pessoa para outra de acordo com o peso, idade e a frequência e intensidade dos treinos.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: buscape