
Conheça os principais fundamentos do vôlei
1- Saque
O saque é um dos fundamentos do vôlei mais importantes, pois é o primeiro ataque da partida. O movimento coloca a bola em jogo e marca o início do rally. Em geral, existem dois tipos de saque no voleibol: saque por baixo e saque por cima.
- O saque por baixo é aquele que você faz golpeando a bola de baixo para cima. Os jogadores realizam esse movimento com a mão fechada, socando a bola de baixo para cima, ou com a mão aberta, batendo na bola com a parte próxima ao dedo polegar.
Há uma variação famosa do saque por baixo que, embora seja considerada ultrapassada, é importante ser conhecida. Veja:
- saque jornada nas estrelas: o jogador bate na bola de baixo para cima colocando-a na maior altura possível (em torno de 25 metros) para que ela caia na quadra adversária.
Agora, falaremos sobre o saque por cima, clássico. Nessa modalidade, o jogador joga a bola para o alto e bate nela com a palma da mão, enquanto seus dois pés estão apoiados no chão. É válido ressaltar que existem duas variações do saque por cima. Veja:
- saque flutuante: é parecido com o saque por cima clássico, porém mais tático e técnico. O jogador joga a bola para o alto, porém ele salta e bate na bola de forma colocada, com o intuito de jogá-la em um ponto específico na quadra adversária;
- saque viagem ao fundo do mar: o jogador joga a bola para o alto e bate nela com potência, ou seja, usando toda a força necessária para cair na quadra adversária. Este é um saque utilizado para desestabilizar a defesa (recepção do saque) da equipe adversária.
2- Recepção ou Passe
A recepção, também chamada de passe, é o ato de receber o saque que vem da equipe adversária. A principal função desse fundamento do vôlei é passar a bola para o levantador da equipe, que irá preparar um ataque.
A técnica mais utilizada para fazer a recepção é a manchete, movimento feito com os antebraços unidos e os braços estendidos para recepcionar bolas que chegam mais baixas. Vale ressaltar que é errado fazer a manchete com as mãos; a bola deve bater no antebraço, próximo ao punho.
3- Levantamento
Um dos fundamentos do vôlei que exige alta dificuldade técnica é o levantamento. Esse movimento é realizado após uma recepção, e sua principal função é preparar um ataque. Nesse caso, a técnica utilizada é o toque, movimento feito com as duas mãos sobre a cabeça, usando, principalmente, os dedos indicador e polegar.
4- Ataque
O objetivo do ataque é fazer a bola tocar dentro da quadra adversária. Basicamente, existem duas técnicas de ataque:
- técnica “cortada”: o atleta bate na bola com força para tentar passar pelo bloqueio e fazer a bola tocar na quadra adversária;
- variação “largada”: o atleta salta e, ao invés de bater com potência na bola, ele dá um leve toque com a ponta dos dedos para tirar a bola do bloqueio e fazê-la cair na quadra adversária.
5- Bloqueio
O bloqueio é um dos fundamentos do vôlei de defesa da equipe contra um ataque. Como o nome já diz, o objetivo é bloquear um ataque adversário. O bloqueio pode ser simples (feito por apenas um atleta), duplo (feito por dois atletas) ou triplo (feito por três atletas).
No momento que o jogador for saltar para fazer o bloqueio, é importante que ele tenha o cuidado de executar esse salto na vertical. Caso o jogador salte para frente, provavelmente ele tocará na rede – esse ato configura falta. O mesmo vale para o momento de descer do bloqueio, as mãos devem estar na vertical!
6- Defesa
A defesa ocorre quando a bola passa do bloqueio e vai em direção à quadra da equipe. A principal função é defender um ataque e impedir o ponto do adversário. Como os ataques podem ser muito potentes ou muito bem colocados, a defesa pode ser feita com qualquer parte do corpo. É permitido, inclusive, utilizar os pés para defender um ataque. Não existe uma técnica exclusiva para executar a defesa, porém a mais utilizada é a manchete. O que importa é não deixar a bola tocar a quadra!
Ufa! Agora que você conhece todos os fundamentos do vôlei, que tal colocar o conhecimento em prática?

4 dicas de nutrição ideais para jogadores de vôlei
O voleibol é um esporte que requer um condicionamento físico impecável dos jogadores. Por isso, é extremamente importante aliar três fatores básicos: rotina de treinamentos, horário de descanso e alimentação equilibrada. Esse último, inclusive, é o ponto-chave para o bom rendimento dos atletas. Ter uma dieta correta para a prática do voleibol é capaz de melhorar o desempenho e a composição corporal. Quer saber como? Veja as dicas de nutrição que separamos para você!
Dicas de nutrição para jogadores de vôlei
1- Invista no carboidrato
O carboidrato é uma importante fonte de energia para os jogadores de vôlei. A ingestão de alimentos ricos em carboidratos fornece um grande aporte energético e dá condições de treino. O ideal é optar por alimentos de baixo índice glicêmico, como batata, macarrão, sucos naturais, frutas, cereais e pães integrais. O consumo deve ocorrer em dois momentos: antes do exercício, para maximizar o desempenho, e depois do treino, para recuperar o músculo e prepará-lo para a próxima sessão.
Nosso Maltodextrina é perfeito para isso, já que é um suplemento que fornece energia para o corpo, retarda os sintomas da fadiga, ajuda a evitar a hipoglicemia e a hiperinsulinemia, auxilia na absorção de aminoácidos e evita a perda de massa muscular, além de conter carboidrato complexo e vitamina C. Clique aqui e garanta o seu!
2- Proteínas são essenciais
As proteínas são de suma importância para o atleta de vôlei. Essas substâncias são capazes de prevenir a perda de massa muscular durante os treinos, ajudando a recuperar os músculos. Por isso, uma das dicas de nutrição para jogadores de voleibol é acrescentar proteína à sua dieta. Leite e derivados, carne vermelha, ovo, peixe, frango e embutidos devem fazer parte do seu dia a dia.
Já conhece nossas proteínas? Se não, venha comigo experimentar essas delícias! Clique aqui e escolha a sua!
3- Não esqueça da hidratação
A perda de água e eletrólitos (sais minerais) durante os treinos e competições é muito grande devido à eliminação excessiva de suor. Isso é um grave problema, visto que a desidratação pode causar cãibras, lesões musculares, fadiga, náuseas e boca seca.
Portanto, é importante repor líquidos e eletrólitos com frequência!
As dicas de nutrição para esse caso são:
- consumir 4,5 litros de líquido por dia em forma de água, sucos e isotônicos;
- ingerir repositores à base de carboidratos, como bebidas isotônicas;
- beber 1 litro de água ou suco antes do treino e 1 litro após o término;
- evitar o consumo de líquidos durante as refeições para não dificultar o processo digestivo.
4- Alimentos de consumo moderado
Entre as dicas de nutrição que não podem faltar é o consumo moderado de alimentos fritos e gordurosos. Tais alimentos são lentamente digeridos pelo organismo e podem criar uma sensação de indigestão durante os treinos e jogos. Refeições ricas em fibras também devem ser evitadas, pois podem causar desconforto gastrointestinal e gases. Além disso, evite farinhas refinadas e açúcares, já que esses aumentam o risco de lesões.
Gostou das nossas dicas de nutrição?
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!