Blog

Como a atividade física diminui o risco do coronavírus?
Eu sempre tento mostrar para as pessoas que a atividade física não é só ter o corpo do blogueiro famoso do Instagram, que não é ser um atleta campeão, fazer exercícios físicos é para saúde, é estar preparado e em forma para o que vier.
30 Março 2020

Atividade física traz muitos benefícios para o corpo, principalmente se feito corretamente, com periodização e supervisão de um profissional. Praticar exercícios regularmente além de deixar seu corpo mais forte, torna ele mais saudável.

Benefícios da atividade física contra coronavírus

A literatura científica é repleta de artigos que relatam estudos sobre os benefícios da atividade física para reforço do sistema imunológico, havendo uma opinião praticamente consensual de que a atividade física moderada é a forma mais adequada para o fortalecimento do sistema imunológico e isso inclui atividades aeróbicas (corrida, natação, bike) ou anaeróbicas (musculação)

A melhora da defesa está associado à um efeito da atividade física regular em promover um aumento dos linfócitos, atuante no sistema inato, tem como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus.

Além disso atividade física diminui o nível de estresse, como já falado aqui em outros artigos o estresse é capaz de diminuir células dos sistema imunológico, tornando a pessoa sensível a qualquer tipo de vírus ou bactéria.

Exercícios físicos também melhoram o sistema cardiorrespiratório, isso quer dizer que sua pressão arterial será menor por ter um coração mais forte capaz de bombear mais sangue e artérias maiores e mais elásticas (sistema cardiovascular), que os brônquios e alvéolos (sistema respiratório) serão capazes de obter mais oxigênio com menor esforço, lembrando que o Covid-19 é vírus que ataca o sistema respiratório.

Claro que não é só porque você realiza atividade física você está imune, existe vários fatores como alimentação, sono, outras doenças relacionadas e nível de estresse. Mas ser ativo com certeza irá ajudar na recuperação ou até no desenvolvimento da doença.

Os riscos do coronavírus

Apesar da atividade física moderada ser ótima para o sistema imune, atividades intensas como treino de força ou HIITs tem o efeito contrario, diminui o sistema imunológico temporariamente, tornando a pessoa suscetível a doenças e infecções.

Não é atoa que todas as competições mundiais estão sendo pausadas, além de evitar aglomerações, asseguram seus atletas a se manterem sadios, uma vez que esportes de alto rendimento provocam um alto estresse no corpo. Se fosse apenas para evitar multidões alguns jogos poderiam acontecer sem a presença do público nos estádios e ginásios com transmissão ao vivo.

Um ponto importante é que nesse período de pandemia não a necessidade de parar seus treinos diários, talvez diminuir a intensidade, evitar horário de pico das academias e aulas lotadas ou com contato físico. IMPORTANTE não pratique atividade física se você tiver com algum sintoma ou doente, o estresse provocado no corpo naquele momento não irá te ajudar pelo contrário irá piorar sua doença.

Alimentação e o coronavírus

Como dito a alimentação é um fator muito importante para seu sistema imune, fazer dietas e regimes radicais para emagrecer não é recomendado.

Dê preferência para alimentos naturais frutas e legumes. Uma refeição saudável rico em nutrientes e vitaminas precisar ser uma refeição colorida, diferentes tipos de alimentos na refeição tornará sua alimentação mais completa.

Suplementos como polivitamínicos e glutamina pode ajudar a fortalecer a imunidade.

Veja nosso Multivitamínico clicando aqui e nossa Glutamina clicando aqui. 

Hidratação é fundamental, nosso corpo é formado de 65 a 75% de água e estar bem hidratado é fundamental para saúde, veja porque é importante clicando aqui

Dicas para evitar o estresse em época de Coronavírus

Exercícios são calmantes naturais, aliviam o estresse e aumentam nossa imunidade. No momento a dica é ficar em casa mesmo, nada de academias ou lugares com aglomeração de pessoas. (Pelo menos por agora).
Faça exercícios respiratórios. Meditação é uma ótima opção.

Caminhe, ande de bicicleta, corra, faça exercícios (só espere o coronavírus passar), os treinos em casa são a febre do momento, os #quarentreinos.

O importante é não parar de movimentar corpo, nem a mente. Se reinvente, procure tirar o melhor desse momento. Aproveite o tempo que você não tinha com a família e com você mesmo.

Reconecte-se com seu interior, medite, reze, leia aquele livro que estava esquecido do lado da cama, assista um filme ou uma série que estava na lista.

Portanto, de alguma forma, encontre prazer nos detalhes e viva a situação com a certeza que tudo é passageiro, daqui a pouco seremos livres de novo! Com fé e pensamento positivo vamos vencer esse inimigo chamado COVID—19.

Quer saber mais? Não deixe de ler nossos outros blogs e acompanhar toda semana nossos novos conteúdos!

Vem seguir a gente no instagram! @bodynutry

Eu e todo o #teambodynutry estamos por aqui, conte com a gente!