Blog

Diet, Light e Zero, qual a diferença?
Conheça tudo que está por trás desses termos
03 Março 2021

O que você vai ler:

-O que significa Diet?

-Alimentos Diet;

-O que significa Light?

-Alimentos Light;

-O que significa Zero?

-Alimentos Zero;

-Os perigos dos produtos Diet, Light e Zero.

Por Letícia Bonareti Lorette

   No mundo das dietas a predileção por alimentos diet, light e zero é quase que obrigatória, tornando-se sinônimos de alimentação saudável e balanceada. Mas o que realmente significa esses termos? O que é e o que não é permitido? Colesterol, Diabetes, Hipertensão e outras doenças podem ser tratadas através delas? Saiba tudo agora mesmo!

O que significa Diet?

   Diet significa a substituição de algum componente de nossa alimentação visando a melhora da saúde, também está ligada as doenças do corpo, sendo um termo muito usado para a prevenção e tratamento de Diabetes, Colesterol, entre outras. No lugar do nutriente retirado é sempre adicionado uma opção mais saudável, como é o caso do açúcar que dá lugar aos adoçantes, mas essas substituições não garante o emagrecimento ou a perda de medidas, muitas vezes o peso não sofre alterações.

Alimentos Diet

-Chocolate amargo

  Em sua composição o açúcar é eliminado, sendo substituído por adoçantes e uma quantidade maior de gorduras. É uma opção para a prevenção ou para quem já é diabético;

-Pão sem glúten

   Troca o glúten por farinhas mais leves e saudáveis. É feito para os intolerantes a glúten, mas também tem função de evitar alimentos ricos em carboidratos;

-Leite de coco

  É a opção perfeita para os intolerantes a lactose, porque não é feito de leite de vaca, sódio e açúcar.

O que significa Light?

    O termo “Light” remete a mudanças voltadas para a estética, mais a fundo para questões relacionadas ao corpo, perda de peso e redução de medidas. Os componentes excluídos da dieta serão sempre substituídos por ingredientes menos calóricos. Muitas vezes possuem baixo valor nutricional ou energético, por isso devem ser acompanhados de alimentos nutritivos.

Alimentos Light

-Granola

É um mix de frutas secas, grãos, sementes e açúcar mascavo, muitas vezes produzidos industrialmente;

-Bolacha de água e sal

É feito de água, sal e teor de gordura, responsável pela consistência da bolacha;

-Iogurte light;

Tem como ingrediente principal o leite pasteurizado, sendo processado durante sua fabricação.

O que significa Zero?

   Diferente dos produtos Diet e Light, o Zero não substitui um componente, e sim elimina de vez da formulação, como é o caso do refrigerante zero que não possui açúcar. Esse termo pode significar a ausência de diversos ingredientes, “zero açúcar”, “zero sal”, “zero sódio”, “zero lactose”, entre outros.

Alimentos Zero

-Coca-Cola Zero

O refrigerante é livre de açúcar em sua composição;

-Zero Cal

Uma opção de adoçante sem adição de lactose e de glúten;

-Leite condensado Zero

Não possui açúcar.

O perigo dos produtos Diet, Light e Zero

   Para que o produto elimine ou substitua um ingrediente e permaneça com o mesmo sabor e formato, ele utiliza de corantes e do processamento dos alimentos. Muitos desses, se não a grande maioria, são ultra processados, o que é prejudicial para a saúde, eliminando um componente, mas exagerando em outro. É necessário sempre estar atento aos rótulos e a todas as informações nutricionais do alimento.

Fique por dentro de nossos Blogs, e saiba tudo sobre vida fitness

Compre nossos suplementos aqui!