Blog

Exercícios de equilíbrio: descubra a importância deles no decorrer do envelhecimento
Os benefícios transitam entre bem-estar e saúde
12 Abril 2021

Por Letícia Bonareti Lorette

  Que os exercícios fazem bem para a saúde todos nós sabemos, mas você tem conhecimento que um tipo específico se praticado com regularidade garante o bem-estar mesmo com o envelhecimento?

  Aproximadamente aos 30 anos, a massa óssea atinge seu pico e começa a diminuir lentamente, tendo uma perda da força da musculatura. Na velhice, o labirinto (parte interna do ouvido), a visão e a propriocepção não funcionam tão bem quanto deveriam, e isso resulta na diminuição do equilíbrio.

  Porém nunca é tarde para virar esse quadro, a melhor maneira é trabalhar a força do corpo. "Todos os adultos devem tentar fazer atividades de equilíbrio e fortalecimento duas vezes por semana", diz Alison Tedstone, diretor do Departamento de Dieta, Obesidade e Atividade Física da Agência de Saúde Pública da Inglaterra.

Exemplos de exercícios

Exercício misto

Fique na posição de agachamento, tire uma perna do chão e dobre-a por baixo do corpo, volte a mesma no chão, e repita com a outra perna.

Exercício do Saci Pererê

Fique em um pé só, e pule aterrizando com a mesma perna no chão. Repita o exercício até cansar.

Flexão Isométrica

 Comece em uma posição padrão de flexão, com os braços esticados, as mãos abaixo dos ombros e os pés juntos. Mantenha uma forma rígida de prancha, com o corpo em linha reta, do calcanhar à cabeça. Dobre os cotovelos para trás ao longo dos lados para abaixar o queixo e o peito até que estejam a uma polegada ou duas do chão. Mantenha essa posição por 30 a 45 segundos e empurre de volta para a posição inicial.

Posição do Guerreiro

Fique em um pé só, e estique lentamente todo seu corpo para a frente e estenda a outra perna para trás, quando estiver equilibrado, abra os dois braços.

 Afundo isométrico

 Fique em pé, com os pés afastados na largura dos quadris, quadrilhe os quadris e envolva o núcleo. Depois, dê um grande passo para trás para entrar em uma postura de agachamento dividido. Dobre os joelhos para abaixar os quadris até que a coxa da frente fique mais ou menos paralela ao chão e o joelho traseiro esteja pairando apenas uma ou duas polegadas do chão. Mantenha essa posição baixa por 30 a 45 segundos e engate as duas pernas para repousar por uma repetição. Mantenha o peito alto, a pélvis neutra, o tronco ereto e as costas retas durante todo o movimento.

Use nossos suplementos para auxiliar na prática de exercícios, compre aqui!

Conheça mais sobre exercícios e alimentação no nosso blog!