Blog

Glutamina – para que serve, como tomar, e tudo que você precisa saber
28 Junho 2017
Glutamina – para que serve, como tomar, e tudo que você precisa saber

A Glutamina é um dos 20 aminoácidos encontrados naturalmente em alimentos proteícos, apesar de ser vendida como um suplemento isolado, ela é encontrada em quantidades significativas em alimentos como ovos e carnes, além disso outros suplementos como Whey Protein e Caseína, são normalmente ricos em glutamina.

Para que server a Glutamina?

A Glutamina é utilizada pelo nosso corpo de diversas maneiras e é um aminoácido essencial para o bom funcionamento de diversos orgões como coração, pulmões, rim, figádo e intestino, além disso a glutamina ajuda o sistema imunológico imensamente, já que o sistema imunológico prefere usar a glutamina como fonte de energia ao invés de usar a glicose como o resto do corpo.

Praticantes de musculação usam a glutamina no pós treino, já que auxilia o corpo na recuperação evitando catabolismo e overtraining.

Quem deve tomar glutamina?

Pesquisas mostrarem que o uso de glutamina de uma forma geral mostrou resultados muito positivos em pessoas que consomem poucas proteínas em sua dietas, como vegetarianos e vegans, no entanto pessoas comuns acabam não se beneficiando desse suplemento, já que ele está amplamente disponível em diversos alimentos.

Atletas que treinam pesado na academia também pode se beneficiar do uso da glutamina, no entanto se você já toma Whey Protein no pós treino e faz uma dieta legal comendo quantidades significativas de proteína, não existem muitas razões para você fazer o uso desse suplemento, se você está se sentindo muito fadigo no seu pós treino, pode tentar usar o produto e ver os resultados.

A Glutamina ajuda no ganho de massa muscular?

Apesar de ser muitas vezes “vendida” com esse propósito, não existem evidências científicas claras que comprovem que glutamina ajude individuos saudáveis a ganhar massa muscular, no entanto pessoas que sofreram algum tipo de trauma como queimaduras, lesões musculares ou até mesmo que tem aids, podem sim “experimentar” esse efeito com uso da glutamina.

Resumindo

A suplementação com Glutamina no pós treino pode sim te ajudar a se recuperar mais rápido, no entanto existe uma boa chance de que você já esteja consumindo a quantidade suficiente de glutamina para usufruir dos seus benefícios, mesmo sem a suplementação.

Fonte: Em Análise