Blog

Hipertrofia rápida – 6 dicas para acelerar os resultados na musculação
Enquanto é impossível mudar o corpo da noite para o dia, você com certeza pode usar alguns hacks (truques) para acelerar os resultados e gerar hipertrofia de forma mais rápida.
05 Fevereiro 2020

Logo de cara, este texto não é sobre treinar usando exercícios compostos, comer a quantidade certa de proteína, dormir 8 horas por dia, executar corretamente os movimentos e coisas do tipo.

Isto é o básico para gerar hipertrofia muscular que todo mundo já deve saber.

O texto se trata de truques que foram aprendidos através de mais uma década de treino e dieta, algo que só é possível após errar muito e acabar descobrindo da pior foram o que funciona (e o que não).

De antemão, nada do texto obriga você a comprar algo, todas as dicas poderão ser usadas por qualquer pessoa.

Enfim, o intuito é apenas mostrar um caminho mais curto para chegar em seu objetivo, sem que você tenha que aprendê-lo da forma mais difícil (através da tentativa e erro).

Claro, muitas vezes a melhor maneira para aprender algo é através dos próprios erros, mas lembre-se que você está querendo apenas ganhar massa muscular e não se preparar para a chegada do Vegeta e Napa no planeta terra (entendedores, entenderão).

O que estamos querendo dizer é que nem sempre erros bobos cometidos na musculação vão trazer alguma lição valiosa que vale a pena ser aprendida.

Na maioria das vezes, é melhor evitá-los em primeiro lugar para se ter resultados melhores antes do esperado.

Já dizia o ditado: “Pessoas inteligentes aprendem com os próprios erros, mas pessoas sábias aprendem com os erros dos outros”.

Bom, vamos realmente ao que interessa.

6 maneiras para acelerar os resultados e gerar mais hipertrofia

1 – Deixe a maior refeição do dia para depois do treino

Logo depois de treinar, nosso particionamento de nutrientes melhor  porque nossos músculos ficam muito mais sensíveis a insulina.

Isto significa que os nutrientes ingeridos terão uma chance maior de serem usados pelos músculos, e não serão armazenados em forma de gordura.

Podemos tirar proveito disso para acelerar os resultados ao realizar uma refeição grande rica em carboidratos e proteína logo depois do treino, assim gerando maior anabolismo.

Apenas tenha em mente que a refeição pós-treino é apenas uma parte do dia, o restante da alimentação continua sendo importante.

2 – Faça aeróbicos mesmo que o seu objetivo não seja perder gordura

Muitas pessoas, que tem como principal objetivo a hipertrofia, negligenciam ou ignoram completamente os aeróbicos.

Um grande erro.

Fazer aeróbicos moderadamente possui inúmeros benefícios como:

  • Aumento da sensibilidade a insulina;
  • Maior condicionamento para treinar com pesos (leia-se treinar com mais intensidade e menos cansaço);
  • Maior recuperação muscular pelo estímulo da circulação sanguínea e liberação aprimorada de metabólitos gerados pelo treino,

E vários outros.

Pessoas que não fazem aeróbicos estão abrindo mão de todos estes benefícios e atrasando os resultados.

Faça ao menos três sessões de aeróbicos por semana com no mínimo 20 a 30 minutos de duração, mesmo odiando cada minuto.

3 – Jamais fique preso a uma única faixa de repetição

Quando uma pessoa começa a treinar, mesmo de forma subconsciente, ela acaba adotando uma faixa de repetições específica como favorita.

Isto cria uma certa resistência para mudar o número de repetições do treino (nós sempre pensamos que o nosso jeito é melhor, isto é normal).

O problema é que cada faixa possui benefícios para hipertrofia.

Se você treina, digamos, apenas com 10 repetições por série. Você tem os benefícios dessa faixa, mas perde os das outras.

Uma ideia muito mais inteligente, e para gerar hipertrofia mais rápida, é treinar usando várias faixas de repetições no mesmo treino.

Por exemplo:

  • Primeiro exercício com 6-8 repetições, focando-se no aumento de força com hipertrofia;
  • Segundo exercício com 8-10 repetições, focando-se apenas no tempo sob tensão e hipertrofia;
  • Terceiro exercício com 12-15, focando-se no estresse metabólico e hidratação celular.

Em suma, todas as faixas poderão gerar resultados. O denominador comum é treinar pesado usando todas, e, desta forma, extrair o que cada uma tem de melhor a oferecer.

4 – Não está vendo progresso ? Você ainda não está comendo o suficiente

Quando o assunto é fazer dieta, rapidamente todos dizem que sabem da importância e que “estão fazendo a dieta mais regrada possível”.

Mas ao analisar isoladamente casos de pessoas que não estão ganhando massa muscular, 9 entre 10 pessoas ainda não estão comendo suficiente.

O texto poderia acabar aqui, e você poderia acelerar seus resultados somente com esta dica, portanto leia atentamente:

Hipertrofia muscular não é uma prioridade para nosso organismo e ele NUNCA vai desperdiçar energia com isso se há outras coisas mais importantes no caminho.

Isto significa que se não houver energia em excesso, não há treino, peito de frango, suplementos ou magia negra que funcione. Você não vai crescer.

Portanto, tenha certeza absoluta que está ingerindo a quantidade de calorias necessárias para ganhar massa muscular.

Assim que você estiver fazendo isso corretamente todos os dias, o corpo vai começar a responder e você vai ver resultados como nunca viu antes.

As cargas no treino vão começar a subir, você vai começar a se sentir nitidamente maior, e até a vascularização vai aumentar.

Tudo porque o corpo está finalmente recebendo energia suficiente para fazer tudo o que precisa e ainda sustentar a hipertrofia.

Se você não consegue seguir dieta por conta, talvez seja melhor contratar um profissional e seguir uma recomendação direta para você, isto pode ter um efeito psicológico positivo na consistência da dieta (já que você vai obedecer e tentar seguir o que lhe foi instruído)

5 – Se você não sente o músculo alvo trabalhar, você está perdendo tempo

A conexão mente-músculo é um dos fatores mais importantes (e subestimados) na musculação.

Se você não se conecta com o músculo que está sendo trabalhado e sente que é ele que está fazendo todo o esforço durante o exercício, é bem provável que o treino esteja sendo desperdiçado (ou mal aproveitado).

Contração muscular é tudo.

Portanto troque os exercícios do treino, mude a execução, mude a pegada, mude de barra para halteres (ou vice-versa), mude a velocidade de execução, diminua a carga pela metade…

Faça o que for necessário, mas tenha certeza que está sentindo o músculo trabalhando a cada repetição e não apenas levantando e abaixando a carga.

 

Você não tem ideia de como os seus resultados vão mudar quando você se atentar a isto.

E não precisa agradecer pela dica, o fato de você estar lendo o texto até aqui já é uma boa prova do seu interesse em mudar o corpo, o crédito é todo seu.

6 – Não gaste dinheiro com suplementos desnecessários, foque somente nos que funcionam

Se você tiver dinheiro sobrando, uma creatina, proteína em pó e multivitamínicos serão tudo o que você precisa. Simples assim.

Caso não seja possível, foque-se em comer corretamente e fazer o melhor que você pode com o que tem, todos os dias, sem desistir.

É por conta disso que caras que nunca leram um artigo sobre musculação na vida e/ou não fazem uso de suplementos de forma contínua, conseguem ter ganhos expressivos enquanto pessoas com acesso a tudo não conseguem.

Palavras finais

Talvez as dicas não sejam o que você estava esperando, mas é isto que 99% das pessoas que querem resultados rápida na musculação precisam saber – e ignoram.

 

Neste texto mostramos dicas que, se forem empregadas de forma consistente, realmente vão acelerar os seus resultados e gerar hipertrofia de forma mais rápida possível.

Tudo depende de você e o que você vai fazer com estas informações em mãos.

Quer saber mais? Não deixe de ler nossos outros blogs e acompanhar que toda semana tem conteúdo novo!
E vem seguir a gente no instagram!

Eu e todo o #teambodynutry estamos por aqui, conte com a gente! 

Fonte: Hipertrofia