Blog

Novembro Azul – Hábitos saudáveis para prevenção do câncer
Novembro Azul: Previna-se! Hábitos saudáveis podem proteger a sua saúde
01 Novembro 2019

Criada na Austrália em novembro de 2003 a fim de conscientizar a todos sobre a importância de se manter prevenido contra o câncer de próstata, a campanha Novembro Azul completa quinze anos neste mês e continua firme na missão de deixar claro que, assim como a visita ao urologista deve ser algo habitual e recorrente para todos os homens, e anualmente após os 50 anos, a prática de hábitos saudáveis é de extrema importância na prevenção do câncer.

Por ser tratar de uma doença que estabelece e aumenta a sua gravidade de acordo com a multiplicação de células defeituosas em nosso corpo, é interessante que os níveis de toxinas estejam sempre baixos, assim como devemos manter uma dieta rica em alimentos preventivos, além de uma rotina de atividade física de, segundo orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo menos 150 minutos por semana.

Portanto, para que tenhamos noção da extrema necessidade de que os homens precisam melhorar os seus hábitos, devemos levar em consideração que, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 60 mil casos de câncer de próstata são descobertos anualmente, além de mais de 13 mil óbitos.

Bons hábitos na alimentação é sinônimo de prevenção

Primeiramente, uma dieta saudável à base de alimentos ricos em nutrientes que agem como desintoxicante é fundamental para o metabolismo. Aliando-se ao hábito de beber a quantidade de água necessária durante o dia a dia, a educação alimentar estará sempre a favor do nosso organismo.

Manter em seu cardápio ingredientes como limão, laranja, maçã, uva, canela, semente de chia, pepino, alho, cebola, castanhas como nozes, avelãs e amêndoas, carboidratos à base de ingredientes integrais, algas, peixes, couve, beterraba, brócolis, pimentão, tomate, repolho, couve-flor, agrião e grãos como ervilhas e lentilhas são apenas alguns dos inúmeros alimentos que fortalecem o nosso corpo, deixando-o longe de toxinas gordurosas que aumentam o risco de câncer na próstata.

Além da alimentação e da hidratação, a atividade física como aliada na prevenção

Falando em proteção e fortalecimento do corpo, é óbvio que uma rotina de atividades físicas deverá também fazer parte de uma vida de bons hábitos. Porém, antes de dar início à prática dos exercícios rotineiros, lembre-se de fazer uma avaliação médica a fim de descobrir para qual atividade física o seu organismo estará apto, pois podem existir certas restrições de acordo com a idade ou limitações ortopédicas e clínicas de cada um.

Grande parte dos profissionais da saúde física indica que, além de uma alimentação saudável, trinta minutos diários de exercícios físicos podem ser fundamentais para que o nosso corpo se mantenha saudável e o mais protegido possível de toxinas e de células cancerígenas.

Uma dica muito importante para as pessoas ocupadas, sem tempo o suficiente para se dedicar a uma rotina diária de exercícios, é a de caminhar ou ir de bicicleta ao trabalho ou à aula, por exemplo. Formas mais práticas como optar pelo uso das escadas em vez do elevador, ou descer do ônibus um, dois ou até três pontos antes do destino final também podem ter, a longo prazo, um resultado efetivo ao organismo.

Respeite o seu corpo e abuse dos hábitos saudáveis 

Agora, com essas dicas em mente, para que o nosso corpo desenvolva de forma eficaz uma barreira preventiva contra o câncer de próstata e a outras doenças, é necessário a diminuição e, se possível, a exclusão de maus-hábitos em nosso dia a dia, como o consumo exagerado de álcool, bebidas industrializadas como refrigerantes e sucos açucarados, alimentos transgênicos, cigarros, comidas gordurosas etc.

É interessante frisar que a prevenção contra as doenças devem ser feitas também por pessoas de todos os sexos e idades, prestando sempre atenção para cuidados especiais como no caso de pessoas idosas, por exemplo, ou com limitações físicas, clínicas, mentais etc.

Fonte: Canovas