Blog

Confira essas 12 dicas de sucesso e saiba o que NÃO FAZER antes de correr!
Esse é um grande erro que atletas iniciantes na corrida cometem, afinal, pela ansiedade de evoluir, criam metas impossíveis para a realidade que estão inseridos.
15 Março 2023

Todo atleta já cometeu algum erro quando estava iniciando no esporte. Seja má execução dos exercícios, forçar demais o corpo ou esquecer de aquecer, são diversos fatores que podem lesionar o esportista no decorrer da prática. E nesse caso, a corrida não ficaria de fora, o que reforça a necessidade de saber o que NÃO FAZER antes de correr.

O que NÃO FAZER antes de correr?

Sem sombra de dúvida, a corrida é um esporte completo e que agrega diversos benefícios na vida do atleta. Alta performance, qualidade de vida, bem-estar e saúde mental equilibrada, para alcançar esses objetivos com a prática, é importante ter técnica e suporte para que nada de errado aconteça.

Para isso, conhecer os detalhes da modalidade, conversar com o profissional que está te acompanhando e tirar todas as dúvidas são passos fundamentais para uma evolução saudável na corrida.

1. Criar metas impossíveis

Esse é um grande erro que atletas iniciantes na corrida cometem, afinal, pela ansiedade de evoluir, criam metas impossíveis para a realidade que estão inseridos.

Você pode ter o desejo e força de vontade de participar de uma maratona, mas antes disso, precisa ir em desafios menores (corrida de 10 km ou meia maratona, por exemplo) para entender a mecânica das provas e compreender os limites do seu corpo. Depois disso, você pode sonhar alto e correr atrás desses objetivos.

O grande problema é que, com metas impossíveis logo no período de adaptação, os praticantes ficam desmotivados com a prática, pois percebem que terão um longo caminho a percorrer para cumprir tais objetivos, sendo assim, estabeleça metas de acordo com a sua realidade e grau de treinamento.

Tenha pé no chão, não se desgaste e nem se cobre excessivamente, afinal, a corrida precisa ser prazerosa!

2. Acreditar que o esforço exige a dor

Quando o assunto é o que não fazer antes de correr, é importante desmistificar o pensamento “no pain, no gain”. Essa frase popular no mundo esportivo tem o intuito de incentivar todos os atletas a não desistirem pela dor, afinal, para definir musculatura ou perceber resultados reais, o corpo irá reagir e, consequentemente, a dor fará parte do processo.

Contudo, o grande problema é ir com o pensamento de que TODOS OS TREINOS irão causar dor, ou que a musculatura trabalhada precisa falhar, até porque é “”chegando no limite que o atleta consegue evoluir“.

Tal mentalidade precisa ser repensada, até porque sentir dor vez ou outra é normal, porém, constantemente, não. Evite lesões e respeite seu organismo!

West Nipissing candidate literally runs for community health - North Bay  News

3. Se comparar com outros corredores

Com toda certeza você se inspira em algum atleta, seja ele famoso ou não. Porém, o grande “perigo” dessa influência é achar que você é um espelho da pessoa, o que abre brecha para comparação de treinos e resultados.

É claro que a jornada esportiva de alguém pode te inspirar, contudo, você não é igual ao outro. Para isso, antes de correr, não crie comparações e nem se julgue por ainda não estar nos resultados que deseja, afinal, o esporte é uma constante evolução e nada acontece da noite para o dia!

Respeite seu processo, tenha foco para chegar nos resultados e dê tempo ao tempo para se adaptar aos treinos.

4. Não beber água

Você pode ter o melhor treino para chegar nos devidos objetivos, contudo, quando o assunto é o que não fazer antes de correr, a falta da hidratação acaba sendo um dos empecilhos para evoluir.

Correr exige bastante da respiração e controle de ritmo e, consequentemente, se não beber água, o corpo irá fadigar e falhar no meio do treino.

Lembre-se: a hidratação é importante e ela precisa ser regular antes, durante e depois dos treinos de corrida. Não pense que beber 1 litro de água antes do treino irá resolver os problemas, pois o caminho não é esse!

Utilize alertas, aplicativos ou tenha sempre uma garrafinha consigo, assim, é possível manter o corpo em equilíbrio e ainda ter bons treinos com a corrida.

5. Comer demais

Para correr bem, você precisa de energia. São poucos os atletas que conseguem correr em jejum, ou seja, é necessário ter alimento no corpo e fazer bom uso de pré-treino antes da prática.

Porém, a questão principal é achar que é preciso comer demais para não sentir fome, até porque a corrida gasta muitas calorias. Existem iniciantes que gostam de comer em excesso para não faltar energia, mas é necessário ter uma série de cuidados para que o excesso não prejudique o desempenho.

De fato, os carboidratos são essenciais para fornecer energia, porém, você não precisa fazer uma refeição completa antes do treino. Uma porção deste grupo é o suficiente para ter gás durante a prática, então cuidado com os excessos!

E para resultados mais eficientes, não esqueça do suporte de um profissional da nutrição!

6. Ingerir bebidas alcoólicas

O mundo esportivo está debatendo amplamente o consumo de álcool e quais os impactos diretos na prática esportiva. Por mais que seja uma forma de socialização, as bebidas destiladas e fermentadas precisam de moderação, independente se quem consome pratica ou não alguma atividade física.

O álcool pode afetar o modo como o corpo utiliza as substâncias energéticas durante os exercícios, sem contar que o excesso pode prejudicar a força e resistência muscular nos treinos. Isso porque o álcool fica certo tempo dentro do organismo, então até que ele seja filtrado, pode ocorrer uma baixa performance esportiva.

7. Dormir pouco

Quando o atleta está no período de descanso, o organismo aproveita esse tempo para realizar as adaptações necessárias pelo metabolismo. Sendo assim, ter noites ruins de sono, com poucas horas de descanso, influencia negativamente nos treinos.

Para reverter a situação, tenha em mente que o sono regulado é fundamental para ter desempenho, rendimento e bons resultados. Caso apresente dificuldades no processo, busque realizar a higiene do sono com um profissional qualificado!

8. Consumir anti-inflamatórios

Treinos de força e resistência podem gerar inflamações nas áreas trabalhadas e/ou treinadas, porém, o processo de recuperação é natural, até porque a consequência inflamatória é uma resposta do estímulo à prática.

Contudo, alguns corredores não passam pelo processo adaptativo e fazem uso de anti-inflamatórios para facilitar a recuperação do organismo. E isso é algo a ser evitado!

Faça uso de medicamentos apenas quando prescritos por profissionais, não se automedique e fique atento ao uso abusivo de substâncias.

9. Esquecer do aquecimento e alongamento

O aquecimento nada mais é que um alerta para seu corpo entender que terá um estímulo ocasionado pelo esporte, sendo assim, ele é necessário para que você não se lesione e facilite a adaptação e mobilidade das áreas trabalhadas.

Já o alongamento serve para o pós-estímulo, pois é uma recuperação das regiões que utilizou para os exercícios, sendo assim, ajuda a promover o relaxamento e também a evitar lesões.

O problema é que grande parte dos praticantes deixam de lado as duas práticas e optam por treinar com o corpo “frio”, ou fazer exercícios de baixa duração (2 minutos de aquecimentos), pensando que será eficaz. É importante reservar entre 10 a 15 minutos para cada uma dessas etapas, logo, se você deseja progredir, não esqueça do aquecimento e alongamento!

10. Não escutar o corpo

Você já deve ter escutado a frase “seu corpo é uma máquina”, afinal, essa grande estrutura é responsável por inúmeras tarefas importantes e precisa de cuidados específicos. E isso não seria diferente no decorrer dos exercícios.

Quando o atleta não conhece os alertas do corpo, acha que a dor ou mal-estar é um sinal de adaptação, porém, pode ser um chamado de atenção por ele estar chegando no limite. É importante dar ouvidos ao que o corpo fala, então tenha em mente que terão dias mais delicados para treinar e outros que a prática será mais linear.

Não ignore os sinais que o seu corpo te dá, converse sempre com os profissionais para entender o que está acontecendo e não se sobrecarregue por falta de informação e conhecimento!

11. Copiar o treino dos outros

A era dos influencers tem peso significativo na vida das pessoas, o que pode ser um grande problema, principalmente na rotina esportiva.

É comum se espelhar naquela pessoa que tem de referência, porém, o problema é quando busca se igualar ao padrão de vida ou querer os mesmos resultados sem ter o físico e a preparação do outro atleta, o que pode gerar lesões, sobrecargas e frustrações.

Cada treino é pensado exclusivamente nas características individuais do atleta. Com isso, respeite a sua individualidade biológica e entenda que as suas necessidades são diferentes do atleta que já é de alta performance!

Quando o assunto é o que não fazer antes de correr, esse tópico é um dos mais problemáticos, pois existem inúmeras pessoas que se dizem especialistas, mas divulgam treinos genéricos ou fora da realidade de muitos atletas, o que acarreta sérios problemas, sejam eles físicos ou psicológicos.

Não garimpe treinos da internet, evite qualquer prática com resultados milagrosos e busque um treinador ou treinadora para realizar uma prescrição personalizada para você!

12. Não buscar auxílio profissional

Por fim, é importante reforçar o óbvio: tenha suporte profissional ao seu lado! Essa lista pode seguir com inúmeros outros tópicos, até porque sempre terá algo a ser evitado ou melhorado, mas de nada adianta descrever erros se eles não foram corrigidos por alguém que entenda de fato sobre o assunto.

A internet abriu portas para todos crescerem profissionalmente, mas infelizmente muitos utilizam essa liberdade para se passar como profissional e propagar o que bem entender. Sendo assim, veja se o treinador ou treinadora que está te ajudando é registrado pelo CREF para não ser enganado!

Cuidado, sempre!

Enfim, aqui foram 12 dicas para você saber o que não fazer antes de correr. É melhor ter consciência sobre a prática e evitar erros futuros do que ignorar os conselhos e se prejudicar no decorrer dos exercícios.

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: treinus