Blog

O que um personal trainer faz? Entenda a importância desse profissional
Você sabe o que um personal trainer faz? Ajudar as pessoas a atingirem resultados com o corpo, compartilhar conhecimentos sobre a saúde, entender as limitações individuais de cada um etc. são só algumas das atividades realizadas por quem atua na área
19 Setembro 2018
O que um personal trainer faz? Entenda a importância desse profissional

O que um personal trainer faz?

De forma resumida, um personal ajuda as pessoas a conquistarem objetivos relacionados ao seu corpo. Pode ser um atleta de alto rendimento que deseja melhorar seu desempenho para competir ou um sujeito que está estressado com o trabalho e quer ter mais qualidade de vida.

Com o tempo, a televisão e os filmes construíram uma imagem errada sobre a classe, dando a impressão de que os trainers são meros motivadores — ficam incentivando as pessoas enquanto elas malham. Na prática, porém, a história é outra, já que o cotidiano desse profissional é composto por diferentes atividades e desafios.

A necessidade de motivar quem os contratou está entre eles, mas certamente não é a única atribuição. Afinal, se assim fosse, não haveria necessidade de cursar educação física, certo? Veja, a seguir, algumas das principais atribuições desse profissional em sua rotina de trabalho.

Monta treinos específicos

O que caracteriza um personal é a dedicação sob demanda à necessidade de alguém. Ou seja, ele atua como um professor particular que precisa entender quais são as dificuldades de seus alunos e desenvolver métodos para que eles possam superá-las.

Se uma pessoa tem alguma dificuldade motora ou uma agenda apertada, por exemplo, cabe ao personal trainer montar treinos específicos, que dêem conta de superar essas adversidades e fazer com que cheguem aos resultados esperados.

Dá segurança à prática de atividade física

Fazer exercícios físicos acompanhados de um profissional aumenta a segurança de quem está praticando. Por mais motivadas que algumas pessoas sejam, elas nem sempre sabem como executar os movimentos da maneira correta. Isso faz com que fiquem expostas a lesões e/ou dores musculares.

O acompanhamento é muito relevante nesse sentido. Quem se exercita com um personal ao lado tem a garantia de que seus movimentos e postura serão corrigidos quando necessário, aproveitando-se mais do exercício e ficando longe de sensações incômodas.

Mantém a motivação em alta e espanta a preguiça

Como mencionado, motivar é uma das principais atividades dos personal trainers. Essa é, aliás, uma das grandes vantagens encontradas por quem contrata esses profissionais.

A correria do dia a dia e a preocupação com outros aspectos da vida fazem com que as pessoas deixem a saúde de lado. Sendo assim, desenvolver um laço com o professor e receber o seu apoio pode ajudar muito nesse quesito. Em um dia frio e chuvoso, por exemplo, é interessante contar com alguém capaz de montar um treino mais animado e desafiador.

Além disso, o fato de contratar um profissional exclusivo acaba gerando a sensação de compromisso que pode ser bastante efetiva, contribuindo para que as sessões não sejam desmarcadas por motivos banais, e assim por diante.

Como se tornar um personal trainer?

Antes de qualquer coisa, um personal trainer precisa estudar bastante! Em linhas gerais, toda a grade do curso de educação física é importante para a formação de quem pretende atuar nessa área.

Isso é válido tanto para o bacharelado quanto para a licenciatura, sendo que ambas as modalidades de graduação ajudam na formação de personal trainers. Aliás, algumas disciplinassão ainda mais relevantes. É o caso de:

  • Fisiologia do exercício;
  • Nutrição esportiva;
  • Anatomia;
  • Motricidade;
  • Fisiologia;
  • Biofísica.

Enfim, depois de muito estudo, o ideal é colocar alguns dos conceitos aprendidos na sala de aula em prática. Por isso, fazer um estágio — remunerado ou não — em uma academia pode ser muito útil.

Nessa atividade, você entrará em contato com pessoas que buscaram os exercícios físicos por diferentes motivos. Algumas delas visam à hipertrofia, ao passo que outras querem apenas emagrecer alguns quilinhos.

Ao acompanhar esses objetivos e ver como outros profissionais mais experientes atuam, você entenderá melhor como lidar com essas demandas relacionadas ao corpo. Qual treino funciona mais para esse tipo de meta? Como manter as pessoas motivadas? Como orientá-las para que executem os movimentos corretamente?

o-que-um-personal-trainer-faz-entenda-a-importancia-desse-profissional

Qual é a importância desse profissional?

O acesso à informação, felizmente, tem feito com que a população se preocupe mais com saúde e bem-estar. Há, porém, um efeito negativo nessa movimentação, que acaba resultando em muitas práticas errôneas e hábitos que podem trazer mais prejuízos do que benefícios.

Se você se identifica com o perfil e pretende fazer carreira na área, saiba que o que faz um personal trainer é muito importante para a sociedade como um todo, já que ele melhora substancialmente os métodos e técnicas empregados na realização de atividades físicas.

Os exercícios físicos, aliás, se mostram como uma necessidade incontornável, porque é quase impossível ter boa saúde sem praticá-los com regularidade. Eles ajudam, entre outras coisas, a:

  • Dormir melhor;
  • Controlar o peso;
  • Fortalecer os ossos;
  • Melhorar as funções cardiovasculares;
  • Aumentar a sensação de bem-estar;
  • Produtividade no trabalho;
  • Desenvolver a autoestima.

Sendo assim, esse profissional reúne todos os conhecimentos necessários para instruir as pessoas corretamente em relação ao tipo de exercício que podem ou não fazer e como fazer, pois entende as limitações e as possibilidades do corpo humano nesse âmbito. Também é hábil em motivar e ajudar os outros a chegarem onde desejam em relação ao próprio corpo.

Por isso, jamais dê ouvidos quando alguém disser que personal trainers são dispensáveis ou algo do gênero, pois eles têm muito a ensinar sobre a saúde, colaborando para que o bem-estar esteja mais presente no cotidiano.

Agora você já sabe o que um personal trainer faz. Ele ajuda as pessoas a conquistarem mais qualidade de vida. Desse modo, são profissionais muito importantes e devem ser valorizados.

Fonte: UNIPÊ