Blog

Tranquilize-se: passos simples para combater o stress diário
Você esta se sentindo estressado? Se sim, saiba que não está sozinhos nessa.
21 Setembro 2023

Olá! Você está se sentindo estressado? Se sim, saiba que não estão sozinhos nessa. Seja por conta daquele projeto que não acaba, as provas sem fim ou aquela questão pessoal que te tira o sono, todos nós enfrentamos nosso bocado de estresse. Mas, e se eu te disser que há um truque simples (e respaldado pela ciência!) para ajudar a manter a calma?

Uma receitinha de Harvard

A Escola de Medicina de Harvard, lá nos EUA, tem um recadinho pra gente. Eles compartilharam em seu site, a Harvard Health Publishing, uma técnica super legal para aliviar o estresse: Meditar! E não é preciso ser um monge tibetano pra isso. Ah, e esta é só uma das maneiras de evitar o stress. Bora conhecer outras dicas pra nos ajudar no combate ao estresse?

Passo a passo para um mind chill:

Ache aquele cantinho tranquilo da sua casa, sem muito barulho e, de preferência, meia luz.

Acomode-se e respire fundo.

Feche os olhos e tente não se concentrar nas milhões de tarefas do dia.

Agora, o pulo do gato: pense em uma palavra ou frase simples e repita mentalmente. Pode ser algo do tipo “relax” ou até mesmo “um”. Ou, se preferir, fique de olhos abertos olhando fixamente para um objeto. O tempo? Você decide.

E para quem duvida do poder da meditação, um artigo da National Geographic de 2023 veio pra quebrar paradigmas. Eles mostram que meditar não só alivia o estresse, mas também ajuda a pensar mais rápido e dormir melhor. Quem diria, né?

O combo para dias mais zen

Harvard deu a dica, mas, olhe, só meditar não adianta não! A Organização Mundial da Saúde (OMS) lembra da importância de ter uma vida equilibrada. Comer bem, se mexer (nada de ficar muito tempo sentado!), ter uma boa noite de sono, pegar leve no celular antes de dormir e, claro, aquele bate-papo com amigos.

Por falar em se mexer, não é só de academia que se vive. Uma caminhada simples, dançar na sala ou pedalar pode ser o seu remédio antiestresse. Ah, e não esquece da rotina! Ter horários definidos ajuda a manter a cabeça no lugar.

Cuidado com o sedentarismo

Um estudo da revista American Journal of Epidemiology de 2018 veio pra jogar um balde de água fria: passar o dia sentado pode ser prejudicial pra saúde. Mesmo que você arraste na academia, o tempo que você passa sentado, principalmente na frente de dispositivos, faz mal. A longo prazo, pode aumentar os riscos de várias doenças. Por isso, se mexer é essencial!

A Organização Mundial da Saúde afirma que, se todo mundo fosse um pouquinho mais ativo, milhões de mortes seriam evitadas todo ano. Por isso, bora seguir o conselho: 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana para os adultos e, pra garotada, cerca de 60 minutos por dia.

Suplementação x Stress

Às vezes, a correria da vida moderna parece que vai nos engolir. Além das práticas comuns, como meditação e exercícios físicos, você sabia que certos suplementos também podem ser aliados nesse combate?
Magnésio: Este mineralzinho é tipo o super-herói dos suplementos. O magnésio ajuda na função cerebral e no humor. Pesquisas mostram que níveis baixos de magnésio estão associados a um aumento do estresse.

Complementar pode ajudar a acalmar os nervos.

Ashwagandha: Esse nome complicado é de uma planta usada na medicina Ayurvédica (tradicional da Índia). Estudos apresentam que ela pode ajudar a reduzir o cortisol, o famoso "hormônio do estresse".

Vitaminas do complexo B: Elas têm várias funções no nosso corpo, inclusive ajudam a produzir neurotransmissores que melhoram o humor. Uma deficiência nesse grupo de vitaminas pode levar a irritabilidade, depressão e cansaço.

L-Teanina: Presente principalmente no chá verde, essa substância tem o poder de proporcionar um estado de relaxamento sem causar sonolência. Ou seja, dá pra relaxar e continuar fazendo suas tarefas do dia!

Ômega-3: Rico em gorduras essenciais, o ômega-3 é conhecido por seus benefícios cardiovasculares. No entanto, também pode ajudar no combate ao estresse, já que tem ação anti-inflamatória e pode auxiliar na saúde cerebral. Clique aqui para conhecer!

Em resumo, galera, a vida é cheia de correria e desafios, mas também temos ferramentas poderosas ao nosso alcance para lidar com tudo isso. Harvard já nos mostrou um caminho com a meditação. Somando a isso, é fundamental equilibrar nossas atividades, cuidar da saúde e se manter em movimento. Não é uma questão de buscar a perfeição, mas sim equilíbrio. Então, se ligue nas dicas, medite, mexa-se e não esqueça de curtir cada momento. A vida é agora!

Você sabia que cada organismo é único e requer abordagens diferentes para atingir o equilíbrio mental ideal? Pois é, estudos, inovações e suplementação são aliados nessa jornada para o bem-estar! Embarque com a gente nessa leitura:

DESAFIOS DA SAÚDE MENTAL GLOBAL:

https://www.bodynutry.ind.br/noticia/desafios-da-saude-mental-global

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!