Blog

Por que você deveria preferir a fruta "in natura" ao invés do suco?
Se você está em busca do máximo de nutrientes, o ideal é consumir frutas frescas e “in natura”.
18 Setembro 2023

E aí, galera! Muita gente acredita que tomar um copão de suco é tão bom quanto comer uma fruta inteira. Mas será que é mesmo? Vamos vender esse mistério juntos!

Para começar, ao comermos a fruta "in natura", estamos consumindo-a em sua forma mais pura, com todas as fibras, vitaminas e minerais. Sabe aqueles suquinhos que a gente compra pronto? Então, eles geralmente contêm conservantes, açúcares e outros ingredientes que não são muito amigos da nossa saúde. Mesmo os sucos naturais feitos em casa podem não ser tão benéficos quanto pensamos. Porque? Vamos lá!

1. as fibras

Quando você mastiga uma fruta, está consumindo todas as suas fibras. Essas fibras são essenciais para a nossa digestão, pois ajudam o intestino regular e dão aquela sensação de saciedade. Ao fazer suco, muitas dessas fibras se perdem, principalmente se você não incluir o bagaço.

2. açúcares

Pense em uma laranja. Ela tem açúcares naturais, certo? Mas quando você vem a fruta, esses açúcares são liberados lentamente no corpo, graças às fibras. Agora, quando você espreme várias laranjas para fazer um copo de suco, está consumindo o açúcar de várias frutas de uma vez! E sem as fibras para regular, esse açúcar vai rápido para a corrente sanguínea, podendo causar picos de insulina.

3. oxidação

Quando fazemos suco, a fruta entra em contato com o ar e começa a oxidar. Isso pode levar à perda de nutrientes. Sabe quando cortamos uma maçã e ela começa a escurecer? É a dispersão. E, mesmo que não vejamos, quando fazemos suco, esse processo também está lá, "roubando" os nutrientes da gente.

4. volume

Para fazer um copo de suco, muitas vezes usamos mais de uma fruta. Isso significa mais calorias e menos nutrientes quando comparado com a ingestão de uma única fruta.

Exemplo: Um copo de suco de laranja natural (aproximadamente 240 ml): Pode conter algo em torno de 110-120 calorias. Vale lembrar que, em geral, para fazer um copo de suco, você pode precisar de várias laranjas (pode variar de 2 a 4 laranjas, dependendo do tamanho e da quantidade de suco de cada uma produzida).

Uma laranja (de tamanho médio): Geralmente, tem cerca de 60-80 calorias.

Outra coisa importante a notar é que, além das calorias, há outros aspectos nutricionais a considerar. Uma laranja inteira tem mais fibras do que o suco e o suco têm mais açúcar concentrado (pois, como indicado, é feito de várias laranjas).

Assim, apesar do suco ser uma maneira refrescante de consumir a fruta, se você está monitorando sua ingestão calórica ou tentando maximizar a ingestão de fibras, pode ser uma boa ideia preferir a laranja inteira ao suco.

Isso não significa que você nunca mais deva tomar suco! De jeito nenhum! Mas é bom saber que, na balança dos benefícios, a fruta "in natura" leva vantagem. E para quem está procurando suplementação e nutrientes extras, dá uma olhada nos produtos incríveis da nossa loja. (link) Eles são perfeitos para complementar sua alimentação da maneira mais saudável possível.

E as frutas picadas e congeladas? Elas mantêm seus nutrientes?

Sabemos que, na correria do dia a dia, muitas vezes optamos por soluções práticas, como frutas já picadas ou congeladas. Mas essas versões ainda manterão todos os seus nutrientes? Vamos mergulhar nesse assunto!

1. frutas picadas:

Ao cortar uma fruta, você acelera o processo de oxidação. Como já mencionamos acima, a oxidação é aquela ocorrência que acontece quando a fruta entra em contato com o ar e, eventualmente, pode levar à perda de nutrientes. Lembra da maçã que começa a escurecer depois de cortada? Isso aí!

Uma solução para desacelerar esse processo é guardar as frutas picadas em recipientes herméticos ou mergulhá-las em suco de limão, que é rico em antioxidantes.

2. frutas congeladas

Aqui temos boas e más novidades. Vamos começar com as boas!

Quando as frutas são congeladas logo após serem colhidas, elas podem até reter mais nutrientes do que algumas frutas "frescas" que passaram dias viajando e ficando nas prateleiras dos supermercados. Isso acontece porque o congelamento “trava” os nutrientes no lugar, evitando que eles se degradem com o tempo.

Mas (e sempre tem um "mas", né?), o processo pelo qual as frutas passam antes do congelamento pode afetar seu valor nutricional. Algumas são branqueadas (um mergulho rápido em água quente) antes de serem congeladas, o que pode reduzir o teor de certos nutrientes.

Além disso, com o tempo, mesmo no congelador, as frutas podem sofrer alteração nutricional. Quanto mais tempo congelado, maior a perda.

Conclusão:

Frutas picadas e congeladas são super práticas e ainda carregam uma boa quantidade de nutrientes. Mas, como tudo na vida, é uma questão de equilíbrio. Se você está em busca do máximo de nutrientes, o ideal é consumir frutas frescas e “in natura”. No entanto, ter frutas congeladas é ótimo para garantir que você sempre tenha uma opção saudável à mão, mesmo quando as frutas frescas não estão disponíveis ou fora de estação. Resumindo, as frutas congeladas e em conserva podem ser uma opção saudável e conveniente para complementar o consumo de frutas frescas, mas é preciso lembrar que elas não substituem as fibras presentes nas frutas inteiras.

Ao analisar a relação entre o consumo de frutas in natura e suas variações processadas (como sucos ou frutas picadas e congeladas), fica evidente que a natureza nos oferece a melhor versão de nutrientes quando ingeridos em sua forma mais pura.

Tomando como exemplo o suco de laranja, ao consumir uma fruta in natura, podemos obter 100% de suas fibras. No entanto, ao transformá-la em suco, dependendo do processo, podemos perder até 50% das fibras presentes, especialmente se o bagaço não for incluído. Isso, juntamente com o aumento da concentração de açúcares, faz com que o consumo calórico seja maior e os benefícios nutricionais sejam limitados.

As frutas picadas também passam por um processo de oxidação acelerado, o que pode resultar em uma perda de até 10-20% de seus nutrientes, dependendo do tempo de exposição ao ar e das condições de armazenamento.

Já as frutas congeladas, apesar de serem uma opção prática e ainda rica em nutrientes, também sofrem perdas nutricionais, principalmente se forem armazenadas por longos períodos.

Em resumo, ao optar por consumir frutas in natura, você pode aproveitar até 30-50% a mais de seus benefícios nutricionais em comparação com suas versões processadas. Este percentual demonstra claramente a importância de priorizar o consumo de frutas frescas e inteiras sempre que possível. A natureza nos oferece uma rica paleta de cores e nutrientes em cada mordida de uma fruta fresca, e faz sentido aproveitá-la ao máximo.

Continue investindo em uma alimentação colorida e rica em nutrientes!

Agora que tal aprofundar sobre um tema curioso sobre a biodiversidade dos nossos alimentos? Você sabia que o Brasil, é um país com 20% da biodiversidade global? Sim, somos a nação da variedade, mas, surpreendentemente, isso parece não se estender ao que temos em nossos pratos, segundo um recente estudo da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa, conduzida pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em

Nutrição e Saúde e publicada na revista Cadernos de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destaca uma lacuna gritante. A biodiversidade alimentar em nossos pratos não faz jus à riqueza de nosso meio ambiente. Uma pena, não é mesmo? Clica no link abaixo e saiba mais:
https://www.bodynutry.ind.br/noticia/desafio-da-biodiversidade

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!