Blog

Tomar whey com leite ou água para hipertrofia
Se você faz uso de whey protein é muito provável que já tenha se perguntando se há alguma diferença entre tomar whey com leite ou água, se isso pode influenciar seus resultados ou até mesmo desperdiçar o seu precioso suplemento.
26 Fevereiro 2020

Se você ler o rótulo de um whey protein, você verá escrito uma recomendação como essa: “misturar uma dose com 250ml de água, leite ou bebida da sua preferência”.

Essa recomendação vaga faz muitas pessoas ficarem em dúvidas sobre qual líquido misturar o whey, principalmente entre leite e água.

Neste texto veremos as vantagens um para que você possa, sozinho, tomar uma decisão que vai gerar mais resultados.

Conteúdo do texto: 
Vantagens de tomar Whey com leite
Vantagens de tomar Whey com água
Palavras finais


Whey protein com leite ou com água?

Logo de cara precisamos saber que não existe líquido certo ou errado para misturar o whey protein.

Whey protein é uma proteína de alta biodisponibilidade e será muito bem aproveitada pelo nosso organismo independente de estarmos ingerindo o suplemento com leite ou água.

Por isso podemos usar whey em praticamente todas as receitas, até mesmo as que submetem o suplemento à altas temperaturas.

Portanto não será leite ou qualquer outro líquido que vai arruinar os seus resultados; então tire esse “grilo” da cabeça.

Mesmo assim, dependendo do seu objetivo e necessidades pessoais, misturar leite ou água poderá gerar ainda mais resultados.

Vantagens de tomar whey com Leite

Antes de surgir proteínas em pó, o leite era o que tínhamos de mais próximo que tínhamos de um suplemento de proteína.

Tomar leite é uma maneira prática, barata e conveniente de ingerir whey protein e caseína de forma natural e complementar a ingestão de proteína da dieta.

Após o surgimento do whey e outras proteínas, o leite foi ficando de lado já que proteínas em pó podem fornecer uma quantidade muito maior de proteínas por dose.

Tudo isso com o benefício de excluir outros nutrientes que nem sempre são interessantes para nós, como gorduras e carboidratos.

Com proteínas em pó como whey, podemos “dosar” exatamente quanta proteínas queremos em um shake, sem se preocupar com misturar outros nutrientes.

Além disso, a biodisponibilidade e absorção do whey protein é muito maior do que a do leite.

Mesmo assim, tomar whey protein com leite (integral ou desnatado) ainda tem ventagens em determinadas situações e pode até mesmo gerar mais resultados.

Perfeito para bulking

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a principal diferença entre tomar whey com leite ou água está na quantidade de calorias.

Ao misturar uma dose de whey com um copo de leite integral temos mais do que o dobro de calorias do que tomar whey com água.

Um scoop de whey com água fornece cerca de 110 calorias enquanto um scoop de whey com leite fornece até 280 calorias (menos se você optar por leite desnatado).

Pessoas que estão em bulking poderão fazer bom uso da mistura já que estarão ingerindo mais calorias de forma muito cômoda.

Mais proteína

Um copo de 200ml de leite integral ou desnatado fornece cerca de 6 gramas de proteína advindas do próprio whey protein e caseína.

Ao misturar whey com leite você simplesmente aumenta ainda mais a quantidade de proteína do shake e fornece mais aminoácidos para sustentar a hipertrofia.

“Mas isso não vai atrasar a absorção do whey ?”

Sim, mas isso não significa que seus resultados serão piores.

Independente da velocidade de absorção, as proteínas do whey serão muito bem aproveitadas pelo organismo.

Além disso, se você fez uma refeição sólida antes do treino, essa mesma refeição estará sendo absorvida depois do treino  já que uma refeição sólida pode levar até 6 horas para ser absorvida completamente.

A urgência crítica para ingerimos whey protein após o treino veio principalmente das empresas de suplementos para mostrar que você PRECISA COMPRAR whey.

Enquanto tomar whey após o treino realmente é uma ótima forma de fornecer proteínas, isso não significa que a velocidade de absorção seja a característica mais importante (ela é apenas mais uma entre as tantas).

Além disso, um estudo (1) mostrou que a combinação de whey com uma proteína de lenta absorção, como caseína, se mostrou mais eficiente na recuperação muscular que o whey sozinho.

Portanto sem razão para mantermos pulgas atrás da orelha por conta disso.

Se você está em bulking, principalmente sendo um ectomorfo, nada melhor do que usar whey com leite para aprimorar a quantidade de proteínas e calorias.

Vantagens de tomar whey com água

Enquanto tomar whey com leite pode fornecer mais calorias e se tornar uma mistura mais anabólica, tomar whey com água também tem suas vantagens.

Na verdade, em situações específicas, usar água poderá ser uma estratégia mais efetiva.

Intolerância à lactose

Pessoas intolerantes a lactose poderão usar whey protein com água, sem se preocupar com sintomas gastrointestinais.

Porém, nessa situação, será preciso também usar whey isolado ou hidrolisado, já que a versão concentrada do whey ainda contém lactose suficiente para causar problemas em pessoas mais sensíveis.

Nesse caso será necessário gastar mais (whey iso e hidro são bem caros) ou optar por usar albumina no lugar do whey.

Melhor para cutting
 
Tomar whey com água fornece menos calorias, praticamente nada de carboidratos e gorduras.

Isso é perfeito para quem está restringindo calorias, como em um cutting, ou até mesmo restringindo um macronutriente específico, como os carboidratos em dietas low-carb.

Palavras finais

Há vantagens específicas em tomar whey com leite ou água.

Ao colocarmos todas elas na balança, podemos concluir que a maior diferença está na quantidade de calorias.

Logo a opção do líquido dependerá muito da sua opção pessoal e objetivos.

Porém, no geral, uma pessoa com o objetivo de ganhar massa muscular e sem restrições alimentares, poderá complementar seus shakes de proteína com leite e fazer uma mistura muito mais anabólica.

Quer saber mais? Não deixe de ler nossos outros blogs e acompanhar que toda semana tem conteúdo novo!
E vem seguir a gente no instagram!

Eu e todo o #teambodynutry estamos por aqui, conte com a gente!

Fonte: Hipertrofia